• Sônia Apolinário

CasaCor Rio 22 transforma palacete em centro cultural

Um instituto cultural de portas abertas – para as artes, a cultura, os visitantes, a cidade. É essa a proposta da próxima edição da CasaCor Rio, que começa nesta quarta-feira, 27.

A mostra ocupa, pelo segundo ano consecutivo, a Residência Brando Barbosa, um imóvel icônico localizado no bairro do Jardim Botânico, na Zona Sul carioca, cercado pelo verde da Mata Atlântica.



Com 2.500 metros quadrados de área construída, a casa principal tem, no primeiro andar, salões que costumavam receber convidados da alta sociedade carioca para almoços e festas. Na proposta de ocupação cultural da casa, os espaços são pensados para receber visitantes. O palacete, de fato, vai ser transformado em um centro cultural.


Nos jardins, que ocupam 12 mil metros quadrados de terreno, mais áreas de lazer e convívio serão criadas. Nessa edição da mostra de decoração, o pátio ao lado da piscina ganha um espaço extra: o Pavilhão 22. Além de trazer uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o local vai abrigar eventos como workshops e palestras. Já a antiga garagem e área de serviço também dão lugar a uma nova vocação: a de complexo gastronômico.


A cor verde e obras de arte terão destaque especial nesta edição do evento, que vai prestar uma homenagem ao artista Nelson Leirner, que completaria 90 anos em 2022 . Ao todo, serão montados 45 espaços na Residência que exibirão o trabalho de 43 profissionais.


A mostra poderá ser visitada até o dia 26 de junho. Os ingressos custam R$ 80 (inteira).

Endereço: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

Horário: de terça a sexta-feira, das 12h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h.


Faça um Tour pela CasaCor 2021

Destaques
Últimas