top of page
  • Sônia Apolinário

Morre Marco Falcone, pioneiro da cerveja artesanal do Brasil




Um dos pioneiros na produção de cerveja artesanal do Brasil, Marco Falcone morreu no último dia 5 de janeiro, aos 61 anos, em Belo Horizonte (MG). O fundador da mineira Falke Bier (2004) estava com problemas renais e diabetes. 


Ele ocupava o cargo de presidente da Federação Brasileira de Cerveja Artesanal (Febracerva), vice-presidente do Sindicato das Industrias de Bebidas de Minas Gerais (SindBebidas-MG) e presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cerveja, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).


Em 2020, Marco Falcone participou do Talk Chopp com a Lupulinário #live quando contou sua trajetória no universo da cerveja artesanal.


Clique na imagem para conferir o vídeo da entrevista.


No mesmo ano, Lupulinário fez uma reportagem sobre a segunda geração da família Falcone que, em 2021, assumiria o comando da Falke Bier.


Wave


Em dezembro do ano passado, a A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal – Abracerva divulgou os vencedores da etapa final da 3ª Copa Cerveja Brasil, que escolheu os melhores rótulos do país em 2023.


A Colombina Cold Brew Lager foi eleita a melhor cerveja do Brasil e recebeu a medalha de ouro, Best of Show. Produzida em Aparecida de Goiânia (GO), é uma cerveja pilsen com infusão a frio de café.


A medalha de prata ficou para a cerveja Efeito Pigmaleão #2, da cervejaria Pineal, de Sorocaba (SP), que tem como base o estilo saison com fermentação mista que passou 16 meses em barris de carvalho francês.


A medalha de bronze foi para uma cerveja não alcoólica. A Wave, da Falke Bier, de Ribeirão das Neves (MG), uma Catharina Sour que foi feita com adição de goiaba.


Pela primeira vez um concurso foi realizado nas cinco regiões brasileiras avaliando presencialmente as cervejas produzidas por fábricas de médio porte, microcervejarias e brewpubs das diversas unidades da federação. As 300 amostras que receberam medalhas nas cinco etapas regionais do concurso se classificaram para a final.


A cerveja Friburgator Doppelbock, da Cervejaria Pontal, de Nova Friburgo (RJ), ficou com o primeiro prêmio Best of Show da região Sudeste.


A Birthday Barley Wine, da Brewstone Pub, de Fortaleza (CE), foi a Best of Show da região Nordeste.


A Chocolate/Cocoa Beer Caminho do Viajante, uma collab das brasilienses Cruls Cervejaria Artesanal, e Zanadu, foi a Best of Show da região Centro-Oeste.


A Belgian Blond Ale da cervejaria Rio Negro, de Manaus (AM), foi a Best of Show da região Norte.


A Scarlett Flanders da cervejaria Stannis, de Jaraguá do Sul (SC), foi a Best of Show da região Sul.

.

Комментарии


Destaques
Últimas
bottom of page