- Sônia Apolinário
Febracerva é nova entidade do setor de cerveja artesanal
Foi criada a Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva). Com sede em Brasília, reúne as associações estaduais que agrupam donos de fábricas. O presidente é Marco Falcone (Falke Bier, MG), também vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas do Estado de Minas Gerais (SindBebidas MG).
A nova entidade chega “ao mercado” com a adesão de oito associações regionais que reúnem cerca de 260 cervejarias. As articulações para a sua criação começaram em novembro passado.
De acordo com Falcone, a Febracerva não tem por objetivo esvaziar a Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal):
“A Abracerva se ocupa de toda a diversidade da cadeia produtiva da cerveja artesanal. A Febracerva terá foco exclusivo nos interesses da indústria e nas relações institucionais com conselhos e entidades de diferentes setores", explica.
Reforma tributária, política de resíduos sólidos, normas de segurança são algumas das questões que serão priorizadas na atuação da nova entidade. A Febracerva já entra em cena com lugar garantido na Câmara Setorial criada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para tratar especificamente da cerveja artesanal nacional. A Abracerva também faz parte da Câmara Setorial.
Para se filiar à Febracerva será preciso, primeiro, fazer parte de alguma associação regional. Segundo Falcone, existem várias, em praticamente todo o país. Porém, atuando de forma isolada. Fortalecer essas associações e, por tabela, o trabalho em cada região, é também objetivo da Febracerva.
“Nós nunca nos organizamos. Era preciso ter uma entidade que defendesse a indústria do nosso porte. Nos inspiramos na Brewers Association para criar a Febracerva”, comenta Falcone. “Acho que fui convidado para ser o presidente por ser um dinossauro no segmento. Aceitei o desafio de aglutinar as empresas”.
Diretoria da Febracerva
Presidente Marco Falcone - SindBebidas MG - Sindicato das indústrias de Cerveja e Bebidas do Estado de Minas Gerais - Cervejaria Falke Bier (MG) Vice-presidente Alexandre Mello - ACASC - Associação das Microcervejarias de Santa Catarina - Cervejaria Itajahy (SC)
Presidente do Conselho
Diego Machado
- AGM - Associação Gaúcha de Microcervejarias
- Cervejaria Malvadeza (RS)
Diretor Administrativo Financeiro
Gregório Ballarotti
- Cervejaria Louvada (MT)
Secretário Geral
Anuar Tarabai
- PROCERVA - Associação Paranaense das Microcervejarias
- Cervejaria F#%*ing Beer (PR)
Diretor Jurídico
Marco Piacentini
- Kessbier (MT)
Diretor de Relações Governamentais
Alberto Nascimento
- Cervejaria Colombina (GO)
Conselho Fiscal
Bruno Parreiras
- AMACERVA MG - Associação das Microcervejarias do Estado de Minas Gerais
- Cervejaria Kud (MG)
Ronaldo Flor
-Gauden Bier (PR)
Wagner Falci
- Associação Polo Cervejeiro da Região Metropolitana de Campinas (SP)
-Cervejaria DaoraVida (SP)
João Giovanella
- AGM - Associação Gaúcha de Microcervejarias
- Cervejaria Salva (RS)
Comments