top of page
  • Sônia Apolinário

Seminário internacional do lúpulo será realizado em Paulínia

Debater e compartilhar expectativas, experiências, desafios e oportunidades técnico-comerciais do lúpulo nacional. Esses são os objetivos do Seminário Internacional do Lúpulo que será realizado nos dias 19 e 20 de maio, em Paulínia (SP).


A programação é formada por palestras e debates. Dentre os participantes estão Hernan Testa, sócio da Lúpulos Andinos, da Argentina; Diego Gomes, diretor Industrial do Grupo Petrópolis, uma das empresas patrocinadoras do evento e Rubens Mattos, que chefiou o departamento de pesquisa da Brasil Kirin (antes da venda para a Heineken) que resultou no projeto do lúpulo da Mantiqueira, a única variedade tida como genuinamente nacional. Esse trabalho foi feito em parceria com o engenheiro agrônomo Rodrigo Veraldi, referência para os primeiros produtores de lúpulo no Brasil e, não por acaso, homenageado do evento.


Dentre as cervejarias que já produziram rótulos com o lúpulo Mantiqueira está a Dádiva. A dona da marca, Luiza Tolosa, também participa do evento, no painel comercial "Lúpulo nacional dentro das cervejarias artesanais".


Daniel Palma, da Brava Terra, eleita a melhor fazenda de lúpulo de 2022, foi escalado para uma palestra sobre beneficiamento e comercialização de lúpulo. Ele também é um dos patrocinadores do evento.

A inauguração das novas instalações do viveiro Van de Bergen, que fica em Sapucai Mirim (MG), é um dos destaques da programação. Em 2021, a empresa firmou parceria com Agrofarmpol para revenda de máquinas peladoras Wolf no Brasil. Felipe Wigman, sócio do viveiro, fará uma palestra sobre peladoras de lúpulo.


O seminário acontece pouco mais de dois meses após a realização do 2 º Festival Nacional da Colheita do Lúpulo, realizado em Curitibanos (SC).


Confira a programação completa, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page