Maratona de inovação social tem a bicicleta como foco dos projetos. Saiba como participar
- Redação
- há 2 dias
- 2 min de leitura

Como a bicicleta pode colaborar para fortalecer o seu município? Sua resposta para essa pergunta pode valer o início de um negócio, com direito a receber R$ 10.000 para tirar suas ideias do papel. É isso o que promete a Bikeatona 2025, uma maratona de inovação social que apoia projetos que utilizam a bicicleta como ferramenta de transformação em territórios de baixa renda.
Leia mais: Bicicleta faz a festa em Niterói
A iniciativa é do Instituto Aromeiazero, ONG que tem um banco como patrocinador. Para a edição deste ano do evento, serão aceitos projetos enviados de 14 cidades, sendo Niterói uma delas. As outras são: São Paulo, Rio de Janeiro, Jundiaí, Fortaleza, Salvador, Recife, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Blumenau, Campo Grande e Corumbá. Podem participar coletivos, pequenos empreendedores (MEIs) e organizações da sociedade civil com ou sem fins lucrativos.
As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 27 de outubro. Dez projetos serão pré-selecionados para uma mentoria virtual de oito dias. Cinco serão selecionados ao final. Os vencedores serão acompanhados pelo Aromeiazero durante o processo de execução, previsto para acontecer entre janeiro e março de 2026.
A própria ONG dá exemplos de projetos que podem interessar: atividades como cicloturismo, oficinas de mecânica comunitária, aulas para ensinar a pedalar, serviços de ciclologística e delivery, eventos esportivos ou de lazer com a bike, sistemas de bicicletas compartilhadas comunitárias, adaptação de bicicletas para venda de alimentos, produtos ou uso artístico, campanhas educativas de segurança viária, recuperação e customização de bicicletas abandonadas, intervenções urbanas, pesquisas e instalação de mobiliário urbano voltado ao uso da bicicleta.
Confira o regulamento aqui
Faça sua inscrição aqui
Comentários