top of page

Eventos cervejeiros estreantes no Rio em 2025 terão dose dupla em 2026

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • há 31 minutos
  • 4 min de leitura

ree


Dois eventos cervejeiros de sucesso fora do Rio chegaram à cidade somente este ano: o The Twelve Beers e o All Beers Sessions.

 

O The Twelve Beers surgiu em Curitiba (PR) há 15 anos e já realizou edições em Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). Já o All Beers Sessions rola há dez anos em São Paulo.

 

Pois seus organizadores arriscaram a vir este ano para o Rio de Janeiro e não se arrependeram. Tanto que, em 2026, cada um dos eventos terá duas edições na Cidade Maravilhosa.


Vai ter The Twelve Beers em 28 de março e 10 de outubro; o All Beers Sessions terá uma edição em maio (o dia ainda não foi definido) e outra em 2 de novembro.

 

The Twelve Beers



ree

A proposta do evento é beber 12 cervejas, em 12 bares diferentes, em 12 horas. Os bares ficam em um único bairro que os participantes percorrem a pé, com a ajuda de um mapa. No meio do caminho, rola uma festa.

 

A estreia do Twelve carioca, em 6 de setembro, foi em Botafogo. E será outra vez em Botafogo o primeiro evento de 2026, sendo que corre o risco do bairro ganhar outro bis, em outubro.

 

- Vou fazer Botafogo outra vez no primeiro semestre e vou avaliar outro bairro para o segundo semestre. Se não rolar, faço Botafogo de novo porque prefiro fazer em lugar que funciona – afirmou Haroldo Rocha Almeida, criador e organizador do The Twelve Beers.

 

Ele disse que “pensando em termos de mercado”, se arrependeu de não ter chegado no Rio antes. A experiência carioca foi tão satisfatória que ele tirou uma edição de São Paulo para que o Rio tivesse duas, na hora de montar as 12 edições de 2026.

 

- Deveria ter experimentado o Rio de Janeiro já no ano retrasado. Mas vamos chegando devagar. Dois eventos, um por semestre, vai ser bem interessante. Porque um puxa o outro. Quem foi  neste ano já vai avisar a galera de como foi o evento, vai chamando os amigos pra fazer junto e vai aumentando a quantidade de pessoas interessadas – disse Haroldo.


O calendário do The Twelve Beers 2026 é o seguinte:

28 de fevereiro - São Paulo

14 de março - Florianópolis

28 de março - Rio de Janeiro

11 de abril - Porto Alegre

2 de maio - Belo Horizonte

13 de junho - Curitiba

25 de julho - São Paulo

22 de agosto - Local não divulgado

12 de setembro - Belo Horizonte

10 de outubro - Rio de Janeiro

14 de novembro - São Paulo

5 de dezembro - Curitiba

 

All Beers Sessions 


ree

No All Beers, o esquema é “simples”: misturar cervejarias novas (no mercado ou que quase não chegam na cidade do evento) e consagradas. No Rio, são 50 marcas no total, que podem ser servidas em chope, garrafa ou lata. E o público se serve como e o quanto quiser - em São Paulo são 65 cervejarias porque, lá, o espaço comporta 450 pessoas contra 350, no Rio.

 

Há dez anos, o jornalista, sommelier e  jurado de concursos cervejeiros Raphael Rodrigues criou o All Beers Sessions em São Paulo - após a pandemia, passou a realizar duas edições na cidade.

 

Há dois anos ele planejava trazer o evento para o Rio, mas como disse, sempre “batia na trave” por falta de um “parceiro forte”. E eis que o grupo Brewteco propôs levar o evento para a unidade da Tijuca. Deu match no ato. E o bar seguirá como a sede do All Beers Rio.

 

- Em São Paulo eu já conhecia os fornecedores e no Rio, não tinha essa vivência. Por isso, um parceiro forte era importante. E aconteceu. Eu não conhecia o público do Rio e gostei muito. O carioca abraçou o evento. Rolou um clima de festa muito legal. O carioca é muito festeiro – afirmou Raphael também responsável pela mídia cervejeira All Beers, criada há 15 anos.

 

Para maio, ele pretende aumentar o número de cervejas oferecidas em garrafas e latas, que “evaporaram” na edição carioca realizada dia 1 de novembro. Além disso, vai pesquisar com mais cuidado ainda boas marcas nacionais que quase não chegam no mercado do Rio para abastecer o evento.

 

Uma característica do All Beers Sessions é que vários donos de cervejaria e mestres cervejeiros participam do evento, sem ter que trabalhar nele, já que o público se serve sozinho. Isso, na opinião de Raphael, cria um clima de confraternização cervejeira que permite maior interação entre todos os participantes.

 

- Torço para que os eventos de cerveja se tornem cada vez mais intimistas porque permite maior conexão com as marcas. Grandes eventos como o Mondial de la Bière, que eu gosto, inclusive, são bons para atrair um público maior e isso é bom para o mercado cervejeiro. Mas os eventos pequenos permitem um olhar mais atento para a própria cerveja – afirmou.

 

No dia do evento, é Raphael que faz os ajustes finais nas chopeiras e, com isso, vai “bicando” todas as bebidas da festa. Na hora do evento, mesmo, ele quase não bebe. Afinal, ele está trabalhando.

 

- Depois de tantos anos, aprendi a me hidratar bem durante eventos. Além disso, eu fico conversando muito com a galera, então, acabo não bebendo muito e termino o evento sóbrio o que é bom porque tenho que ficar de olho em tudo – disse Raphael que, no momento, está em plena produção para seu primeiro evento de 2026: o All Beers de Verão, que acontece dia 17 de fevereiro, em São Paulo, com ingressos já à venda.

Comentários


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page