Cinebiografia de Lars Grael começa a ser filmada em Niterói
- Sônia Apolinário

- 26 de ago.
- 2 min de leitura

Protagonizado por Daniel de Oliveira, “Viver de Vento” começou a ser filmado na segunda-feira (25), em Niterói. Trata-se de um longa baseado na história de Lars Grael, um dos maiores nomes da vela e do esporte brasileiro.
Com direção de Marcos Guttmann e roteiro de Melanie Dimantas, o filme conta no elenco também com Caroline Abras como Renata Grael (esposa) e Mouhamed Harfouch no papel de Torben Grael, irmão de Lars e também velejador.
A trama acompanha o paulista Lars desde a infância marcada pela vela — paixão herdada de uma família tradicional de velejadores — até o momento decisivo de sua vida: o acidente em 1998, quando, durante uma regata em Vitória (ES), foi atingido por uma lancha e teve a perna direita decepada.
À época, Lars era um dos favoritos ao ouro nos Jogos Olímpicos de Sydney e tudo indicava o fim de sua trajetória esportiva. No entanto, com o apoio da esposa e do irmão Torben, reconstrói sua vida, supera a perda e volta ao mar. Ele venceu o campeonato mundial da classe star em 2015.
Medalhista olímpico, campeão mundial e referência na vela internacional, Lars ultrapassou as fronteiras do esporte ao transformar sua experiência pessoal em legado coletivo. Após o acidente, fundou o Projeto Grael, que já formou milhares de jovens em situação de vulnerabilidade por meio da educação náutica. A sede do projeto fica em Niterói (RJ), onde a família mora e que já teve como prefeito o irmão Axel.
A política também faz parte do currículo de Lars. Ele foi Secretário Nacional de Esportes no então ministério do Esporte e do Turismo (1998, governo Fernando Henrique Cardoso) e Secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer na gestão de Geraldo Alckmin (atual vice-presidente da República) no governo de São Paulo (2006).
Além de Niterói, o filme terá cenas gravadas em Araruama (RJ). A estreia está prevista para 2026.
































Comentários