top of page

A melhor vinícola do mundo fica no Chile

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • há 12 minutos
  • 2 min de leitura

ree

A melhor vinícola do mundo é a chilena VIK, que fica no Vale de Millahue, a cerca de 200 quilômetros de Santiago, a capital do país. O estabelecimento assumiu o top da lista do The World’s 50 Best Vineyards 2025, depois de ocupar a segunda colocação, ano passado. O resultado foi divulgado no último dia 19.

 

O ranking (mais conhecido pelas listas de restaurantes) celebra locais onde gastronomia, hospitalidade e, claro, vinhos, oferecem experiências memoráveis.

 

O vinhedo foi fundado em 2006 pelo casal Alexander e Carrie Vik.  Está situada no topo de uma colina com a Cordilheira dos Andes ao fundo. Faz parte da propriedade uma reserva natural de 4.450 hectares, com 327 hectares dedicados a vinhedos plantados em 12 microclimas distintos. Por lá são produzidos vinhos tintos e rosés.

 

O local oferece experiências imersivas e alta gastronomia, com o restaurante Milla Milla, além do Pavilion e do La Huerrta - um restaurante orgânico ao ar livre onde 100% dos ingredientes são colhidos pouco antes de serem preparados para os clientes.

 

Os hóspedes têm como opções de acomodações um dos 22 quartos temáticos ou um dos sete bangalôs privados. No local é possível desfrutar de atividades como trilhas, passeios a cavalo, yoga, spa de vinho e piscina de borda infinita.

 

Na descrição dos organizadores do ranking, a Vik é um “festival na natureza selvagem”:

 

“É uma das vinícolas mais singulares do mundo. Uma mistura visionária de vinho, arquitetura, paisagem e luxo, a vinícola sempre colocou a inovação e a ciência no centro de tudo o que faz”, diz o texto de apresentação.

 

Millahue também é conhecido como o "lugar de ouro" pelo povo indígena Mapuche. A exploração do local sem “perturbar” o ambiente natural foi um dos focos do casal, ao se estabelecer na região.

 

Com o auxílio do arquiteto chileno Similjan Radic, o casal criou uma vinícola de última geração, mas integrada à paisagem selvagem ao redor.

 

Diz os organizadores da premiação sobre a construção:

 

“A vinícola por si só já é um espetáculo à parte. Seu teto transparente de tecido tensionado se estende sobre a entrada subterrânea como uma asa branca. Os visitantes caminham em direção à vinícola por uma passarela central, ladeada por um espelho d'água e uma instalação escultural. Dentro da vinícola, descem para os níveis inferiores e para a sala de degustação, também repleta de obras de arte contemporânea”.


A diária pode passar de R$ 4 mil.

 

No ranking das 50 melhores vinícolas fazem parte outras quatro chilenas e sete argentinas.

 

No ranking com as posições de 51 a 100, estão quatro vinícolas argentinas, uma chilena e uma uruguaia.

 

Top 5


1 - Vik, Millahue, Chile

2 - Schloss Johannisberg, Rheingau, Alemanha

3 - Bodegas Ysios, Rioja, Espanha

4 - Bodega Garzón, Maldonado, Uruguai

5 - Château Smith Haut Lafitte, Burdeos, França

Comentários


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page