top of page

Xeque-mate: Competição de xadrez é destaque em Niterói

  • Redação
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

ree

Desta sexta-feira (21), até domingo (23), acontece a quinta edição do Niterói Chess Open (NCO), no Hotel Orizzonte, no Gragoatá. Trata-se do maior torneio de xadrez do Estado do Rio de Janeiro e um dos mais importantes do Brasil. O evento vai reunir enxadristas de diversas regiões do país e também de outros países das Américas.

 

A programação começa com o Torneio Escolar, dedicado exclusivamente aos estudantes da rede de ensino de Niterói. A competição reunirá cerca de 100 alunos de instituições públicas e privadas, entre elas Estação do Aprender, Aldeia Curumim, Zerohum, Nossa Senhora das Mercês, Objetivo, Designio, Canadense, Genebra, São Vicente, Heitor Villa Lobos, Gay Lussac, Leopoldo Froes, Monsenhor Reader, Legacy School, Pio XI, Portugal Neves, Salesiano, Professor Ismael Coutinho, Abel, Maria Pereira das Neves, Altivo César, Pedro II, Colégio PH, Pensi, João Brasil, Estação do Saber e Miraflores, entre outras.

 

Entre os participantes, destacam-se os alunos do Projeto Xadrez nas Escolas, da Prefeitura de Niterói, que disputarão pela primeira vez um torneio externo — etapa essencial para a formação de um enxadrista, que começa na iniciação escolar, passa pela vivência competitiva e pode culminar no ingresso em clubes especializados.

 

Ainda na sexta-feira (21), vai ocorrer também o torneio de Blitz, modalidade em que cada jogador dispõe de 3 minutos mais 5 segundos de acréscimo por lance. Raciocínio rápido, precisão e domínio técnico são fundamentais nessa disputa dinâmica e eletrizante.

 

A competição principal será realizada no sábado e domingo, com o torneio de xadrez rápido, que prevê 15 minutos de reflexão mais 5 segundos de incremento por lance. Esse ritmo exige análises

mais profundas e proporciona confrontos de alto nível e grande competitividade.

 

Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page