top of page

O mundo descobre a rua do Senado, no Centro do Rio

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • há 13 minutos
  • 2 min de leitura

Reprodução RioTur
Reprodução RioTur

Um dos guias de programação mais badalados do mundo, a revista inglesa Time Out, elegeu a rua do Senado, na Lapa (RJ), a rua mais “cool” do planeta.

 

A publicação elabora um ranking anual de “ruas legais”, mundo afora. Ano passado, o Rio de Janeiro também fez bonito. A Arnaldo Quintela, em Botafogo, conquistou o oitavo lugar - melhor posição de uma rua brasileira.

 

A atmosfera boêmia e o processo de revitalização da região foram observados pela revista para justificar sua escolha. São estabelecimentos centenários  e outros recém-chegados que convivem lado-a-lado. O clima é totalmente festivo e o samba é o ritmo predominante.

 

Antes da Time Out descobrir a rua do Senado, o local já bombava graças, principalmente, ao Armazém Senado (Avenida Gomes Freire, esquina com rua do Senado), que mantém as características originais da época da sua inauguração, em 1907, por uma família portuguesa.

 

O nome armazém não é charme. O local nasceu como empório de secos e molhados. Com o tempo, foi se transformando em um botequim tendo sido reconhecido, em 2011, como patrimônio cultural carioca.

 

O samba “habita” o armazém desde que o mundo é mundo. Rola de sexta a domingo. E o público se esparrama pela rua, literalmente – e os carros e ônibus que lutem para trafegar.

 

Mais recentemente, a “família” de restaurantes Labuta reforçou a animação da rua. Os donos são sócios de outro local que “pegou”, o moderninho e premiado restaurante Lilia, que chegou antes dos "irmãos", há oito anos, na rua do Senado.

 

No quesito novidade, o que tem chamado a atenção na rua mais cool do mundo é a Destilaria Maravilha, que produz cachaça, gin e vodca. As bebidas são servidas no bar local.

 

Outro lugar que é referência na região é o Solar dos Abacaxis. Trata-se de uma instituição cultural autônoma e colaborativa, sem fins lucrativos, voltada à experimentação em arte e educação. Funciona na rua desde 2015.

 


Um sábado, na rua do Senado. Reprodução rede social Labuta Bar
Um sábado, na rua do Senado. Reprodução rede social Labuta Bar

Na rua do Senado, a informalidade impera e a faixa etária é baixa, com alguma exceção nos arredores do armazém. Arrumar um lugar para sentar e consumir “com calma” e conforto nos estabelecimentos da rua do Senado, só mesmo de segunda a quinta-feira. No sábado, nem tente. Isso, porém, não é algo que parece incomodar o público. Ficar em pé ou acomodado em cadeiras de praia fazem parte do hype.

 

Um dos motivos do sucesso da rua é sua proximidade com a Lavradio, rua boêmia, com vários restaurantes e antiquários, que ferve com a feira semanal, aos sábados, dia em que transitar por ali requer paciência. Sempre, porém, terá algum sambinha rolando para deixar todo mundo feliz.


Ranking 2025


Confira o top 5 das ruas mais cool do mundo, em 2025, segundo a Time Out


Segundo lugar: Orange Street, em Osaka, no Japão;

Terceiro: Rua do Bonjardim, no Porto, em Portugal;

Quarto: Fanghua Street, em Chengdu, na China;

Quinto: Sherbrooke Street West, em Montreal, no Canadá.


Com informações do G1

 

 

Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page