top of page
  • Sônia Apolinário

Praia do Sossego vai hastear a Bandeira Azul



Um dos mais belos recantos de Niterói, a Praia do Sossego, entre Piratininga e Camboinhas, recebe a Bandeira Azul, na próxima sexta-feira (19). O certificado internacional é um programa credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e pela Unesco. Trata-se de uma espécie de selo que atesta qualidade, beleza e preservação ambiental.


Será a 23ª praia brasileira a receber o certificado - a primeira em Niterói e a quarta no estado do Rio de Janeiro (Peró, em Cabo Frio; Prainha e praia da Reserva, no Rio de Janeiro).


No Brasil, o certificado para a Bandeira Azul é conferido aos candidatos pelo Instituto Ambiente em Rede. Essa Organização Não Governamental tem, entre outros objetivos, a busca pela preservação de ecossistemas naturais ou sítios de valor histórico e cultural sob ameaças.


Os requisitos para conquistar o certificado incluem cumprimento de qualificações como a amostragem e frequência da qualidade da água e critérios como não ceder espaço para camping ou mesmo circulação de veículos em seu espaço, assim como não pode existir depósito de entulhos não autorizados. Equipamentos na praia devem estar em boas condições de conservação e devem ser implementadas medidas apropriadas de segurança pública. A Prefeitura de Niterói realizou intervenções para a infraestrutura turística, acessibilidade e enriquecimento ambiental da Praia do Sossego para se adequar à certificação, como: uma escada de pedra (bioconstrução) de acesso à praia com guarda-corpo e áreas de descanso, mirantes de contemplação acessível a cadeirantes e sistema de infraestrutura verde com jardins de chuva como forma de manejo de águas pluviais. Monitoramento

No dia 19 de novembro está prevista a realização da cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul, na praia. Antes disso, na terça-feira (16), o local vai receber equipamentos para sua integração à plataforma Coast Snap. Com isso, qualquer cidadão poderá contribuir com um grupo de cientistas no monitoramento das condições da praia. Basta fazer uma foto. O Coast Snap é uma metodologia de monitoramento participativo, que consiste em utilizar fotos tiradas sempre de um mesmo local para monitorar as praias arenosas. Para funcionar, basta acoplar o celular no suporte de apoio fixo instalado na praia. Após fazer a imagem, o visitante deve publicar a foto em suas redes sociais (Instagram ou Facebook) com a hashtag #CoastSnapSossegoRJ. A equipe do projeto, formada por um grupo de geógrafos de universidades do Rio e de Niterói, encontra todas as fotos nas redes e realiza as análises.


Em Niterói, o Coast Snap será conduzido numa parceria da Secretaria de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) com o projeto de extensão Mar à Vista, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenado pela geógrafa Flavia Moraes Lins de Barros, pesquisadora que trouxe a metodologia para o estado do Rio. Também integram o grupo de monitoramento geógrafos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da PUC-Rio. Flávia explica que, na Praia do Sossego, pretende-se estudar as variações da praia em termos de largura da faixa de areia, alcance máximo e mínimo das ondas e das marés, alterações na vegetação de restinga, a densidade populacional, presença de resíduos sólidos na faixa de areia e no mar e identificação de manchas de poluição no mar.

Essa metodologia foi criada na Austrália e, atualmente, ajuda a monitorar praias em mais de 100 países. No estado do Rio, além da Praia do Sossego, o equipamento está presente na Praia do Peró e na Prainha. De acordo com a prefeitura de Niterói, em breve, a plataforma de monitoramento participativo também estará presente na Praia de Camboinhas.




















Destaques
Últimas
bottom of page