Pantone 2026: Deu branco!
- Sônia Apolinário

- 10 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Depois do marron de 2025, o velho branco - há tempos banido da maioria das paredes das casas pelo planeta - volta ao centro das atenções. Isso porque essa foi a cor que Pantone, marca norte-americana que padroniza as indústrias têxtil e gráfica, em todo o mundo, elegeu como referência para o novo ano.
Sob o nome de "Cloud Dancer" (PANTONE 11-4201), a cor de 2026 foi descrita pela empresa como "um branco ondulante infundido por uma sensação de serenidade, que atua como um símbolo para evocar a calma numa sociedade frenética, redescobrindo o valor da sensatez equilibrada e da reflexão tranquila".
"Semelhante a uma tela em branco, Cloud Dancer simboliza nosso desejo por um novo começo. Ao removermos as camadas de pensamento ultrapassado, abrimos a porta para novas atitudes. Cloud Dancer acalma a mente, incentivando o verdadeiro relaxamento e foco que permite a mente divagar e a criatividade respirar, abrindo espaço para a inovação. Escolher descansar e se afastar conscientemente das demandas implacáveis, voltando-se para o seu interior, é reconhecer que a verdadeira força reside não apenas no fazer, mas também no ser. Expressando nossa aspiração por um futuro livre de excessos, Cloud Dancer desenvolve nosso desejo por contentamento e sentimentos de paz, unidade e coesão", diz trecho do material de divulgação com o qual a Pantone anunciou a cor de 2026.
Segundo Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute, “a cacofonia que nos rodeia tornou-se avassaladora, o que dificulta ouvir a voz do nosso Eu interior":
- Uma afirmação consciente de simplicidade, Cloud Dancer otimiza o nosso foco, proporcionando alívio da distração das influências externas - disse ela.
































Comentários