Acadêmicos de Niterói vai receber Medalha Tiradentes
- Sônia Apolinário

- há 1 hora
- 2 min de leitura

Depois de Mestre Ciça, da Unidos do Viradouro, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) será entregue para a escola de Samba Acadêmicos de Niterói. Trata-se da Medalha Tiradentes.
Leia também: Juliana Baroni será a ex-primeira-dama Marisa Letícia no desfile da Acadêmicos de Niterói
A cerimônia será realizada na próxima quarta-feira (4), às 18h, na quadra do Clube Fluminensinho, onde a agremiação ensaia, no Centro. A iniciativa é da deputada Verônica Lima (PT) cuja base eleitoral é em Niterói. Ela teve seu Projeto de Resolução sobre o assunto aprovado em setembro do ano passado pela Alerj.
Segundo ela, a homenagem "celebra a força do samba, da cultura popular e de uma escola que, em 2026, vai levar para a avenida um enredo emocionante: a trajetória de Lula, do agreste pernambucano ao operário do Brasil, símbolo de luta, resistência e esperança para o nosso povo".
Em 2026, a Acadêmicos de Niterói estreia no Grupo Especial do Carnaval do Rio com o enredo "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil". Será a primeira escola a desfilar no primeiro dos três dias de desfiles, no Sambódromo, em15 de fevereiro.
Fundada em 2018, a escola desfila no lugar da antiga Acadêmicos do Sossego que, em 2023, cedeu sua vaga na Série Ouro do Rio para a Acadêmicos de Niterói.
A agremiação fez sua estreia no Sambódromo com um enredo sobre a festa de Catopês, exaltando a cultura da cidade de Montes Claros, em Minas Gerais. Ficou em oitavo lugar.
Em 2025 o enredo escolhido foi "Vixe Maria", sobre a história das Festas Juninas que lhe rendeu o título de campeã da Série Ouro e a promoção para o Grupo Especial.
Para o carnaval de 2026, a Acadêmicos de Niterói reformulou parte da equipe. Foi contratado o intérprete Emerson Dias; o casal de mestre-sala e porta-bandeira Emanuel Lima e Thainara Matias; os coreógrafos Marlon Cruz e Handerson Big e o diretor de harmonia Marcelinho Emoção, que assume a função ao lado de Renato Kort e Fernando Honorato.
O Clube Fluminensinho fica na R. Xavier de Brito, 22, no Centro de Niterói.
































Comentários