top of page

Ivete Sangalo 'puxa' o megabloco SeráQAbre? na estreia da cantora no Carnaval de rua do Rio

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • há 54 minutos
  • 2 min de leitura


Ivete Sangalo em seu habitat carnavalesco em Salvador, na Bahia
Ivete Sangalo em seu habitat carnavalesco em Salvador, na Bahia


No domingo, primeiro dia de fevereiro, a cantora Ivete Sangalo sobe em um trio elétrico fora de Salvador, pela primeira vez, em um Carnaval - na verdade, ainda pré Carnaval. A baiana foi a escolhida para "puxar" a edição 2026 do megabloco SeráQAbre? que vai percorrer o circuito Preta Gil, no Centro do Rio. A concentração é às 7h na rua Primeiro de Março, 66.


O bloco estreou no circuito dos megablocos no ano passado, com Pablo Vittar.



O então "apenas" bloco foi criado em 2022, após o sucesso das festas SeráQAbre? A abertura que o nome do bloco pergunta se refere aos relacionamentos.


Um dos criadores do bloco, Flávio Saturnino explicou, em entrevista para o G1, que a expressão surgiu em diálogos informais entre amigos e que, na sua opinião, acaba por sintetizar "uma provocação típica do carnaval".


Assim, a expressão, que nasceu de uma brincadeira, se tornou o conceito das festas e, depois, do bloco. Tanto que, na sua estreia no Carnaval do Rio, um manifesto foi lido antes da largada do desfile, pela atriz Cleo Pires, como forma de se apresentar para o público.


No texto, o SeráQAbre? se posicionou como "herdeiro do espírito crítico do carnaval", assumindo uma espécie de compromisso com a folia, a alegria e o respeito ao amor livre.


“Se há algumas décadas, por costumes de outrora, era comum cantarolar ‘Olha a cabeleira do Zezé, será que ele é?’, agora precisamos encontrar novas provocações, condizentes com costumes e narrativas dos novos tempos”, dizia o manifesto.


E para manter a coerência com o compromisso de liberdade, o manifesto deixava claro que o bloco não se limitaria a um público específico, que a proposta era "celebrar a diversidade de relações e escolhas, sem impor modelos". E, claro, lembrando sempre que “não é não”.



Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page