top of page

Mestre Ciça recebe Medalha Tiradentes na quadra da Viradouro, em Niterói

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • há 10 minutos
  • 2 min de leitura


O mestre de bateria da escola de samba Unidos do Viradouro, Moacyr da Silva Pinto, mais conhecido como Mestre Ciça, recebe, nesta terça-feira (27), a Medalha Tiradentes - a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.


A cerimônia será realizada às 19h, na quadra da escola, no Barreto, em Niterói.



A proposta, apresentada pelo deputado Flávio Serafini (PSOL) em coautoria com o deputado Vitor Junior (PDT), foi aprovada no final do ano passado, no plenário da Alerj. Ambos deputados têm base eleitoral em Niterói.


Este ano, Mestre Ciça está sendo homenageado pela Viradouro. O enredo da escola para o Carnaval 2026 é “Pra Cima, Ciça”, que contará sua história no Sambódromo.


"Mestre Ciça é um dos grandes nomes do Carnaval carioca, uma referência, tendo dedicado mais de quatro décadas à arte de comandar baterias de escolas de samba com excelência, inovação e paixão. A atuação de Ciça ultrapassa os limites da Avenida. Ele é também um formador de ritmistas, incentivador da juventude nas comunidades e defensor da cultura popular como ferramenta de transformação social. Sua presença é sinônimo de criatividade, respeito à tradição e constante renovação" afirma trecho da justificativa da iniciativa dos parlamentares.


No próximo dia 20 de julho, Mestre Ciça completa 70 anos. Ele já esteve à frente da bateria de agremiações como Estácio de Sá, Unidos da Tijuca, Grande Rio, União da Ilha e a Unidos do Viradouro.


Ele atua na Viradouro desde 2019, quando foi vice-campeão com a escola recém-retornada ao Grupo Especial do Carnaval do Rio. Pela escola de Niterói, já conquistou dois títulos: em 2020 e 2024.


Após a cerimônia, a escola fará seu ensaio de quadra, como acontece todas as terças-feiras.

Comentários


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page