Reduto tradicional do samba, Coisas da Antiga reabre com novos donos em Niterói
- Sônia Apolinário

- há 39 minutos
- 2 min de leitura

Durante 15 anos, o bar Coisas da Antiga foi referência do samba raiz, em Niterói. O espaço, porém, fechou há dez anos. Agora, suas portas serão reabertas.
Com novos donos, o Coisas da Antiga (re)inaugura no próximo dia 7 de fevereiro, às 19h, E a atração será o cantor e cavaquinista Cacau Campos, o antigo dono, que comandava o grupo Choro Malandro, atração "sagrada" das sextas-feiras à noite do local.
O novo bar Coisas da Antiga fica na Avenida Central, 3345, em Itaipu, próximo do endereço original. Acúmulo de problemas financeiros e uma conjuntura econômica desafiadora, à época, provocaram o fechamento do antigo bar.
Agora, a gestão do espaço cabe ao jornalista Rodrigo Campos e os empresários Eduardo Sodre e Eduardo Ruas. O trio promete manter a roda de samba raiz e, consequentemente, a qualidade musical do bar, além de "revelar e potencializar talentos, preservar a cultura e sempre homenagear sambistas que marcaram a história deste país":
- Reviver tudo isso, é o nosso objetivo. Temos um compromisso com os meus irmãos Wander, Cacau e Daniella Campos, fundadores da primeira casa, de preservar toda a história construída. Samba bom não tem idade Por isso nossa preocupação em ter um ambiente agradável, para receber todas as famílias de várias gerações - afirma Rodrigo Campos
O antigo Coisas da Antiga foi palco para artistas como Luis Carlos da Vila, Camunguelo, Noca da Portela, Wilson Moreira, Toninho Geraes, Dorina, Luiza Dionisio, Moyses Marques, Zé Katimba, Inácio Rios, Marquinhos e Mauro Diniz, Dominguinhos do Estácio, Nelson Sargento, Monarco, Wilson das Neves, Wanderlei Monteiro e Raul de Barrosentre, entre outros.
- Confesso que vai ser uma noite diferente pra mim e pra toda minha rapaziada do samba. Foram muitos encontros memoráveis. Vai ser maravilhoso reviver tudo isso e receber grandes convidados - afirmou Cacau Campos.
Ele contou que o nome Coisas da Antiga é uma homenagem ao sambista e padrinho Wilson Moreira. Ele compôs, junto com Nei Lopes, o samba "Coisa da Antiga", imortalizado na voz da cantora Clara Nunes.
Segundo Cacau, o espaço representa "resistência cultural" pela qualidade do samba que ecoa no local, "suas tradições e memória”.
Serviço
Coisas da Antiga
Endereço: Avenida Central, 3345, Itaipu/Niterói
Data da inauguração: 7 de fevereiro
Horário: das 17h às 23h
Entrada: R$15,00
































Comentários