Sinfônica Ambulante levará Bonecos de Olinda para seus desfiles em Niterói
- Sônia Apolinário
- há 57 minutos
- 3 min de leitura

Alceu Valença, Lulu Santos, Bruno Mars, Ivete Sangalo e Beth Carvalho irão participar dos desfiles da Sinfônica Ambulante, em Niterói, no Carnaval deste ano. A estreia dos ilustres convidados será no próximo domingo (8) quando a fanfarra realiza um cortejo-ensaio pela orla da Boa Viagem, com concentração às 8h, no Gragoatá.
Os cinco cantores - com várias músicas no repertório dos desfiles do grupo - estarão presentes em formato de Boneco de Olinda. Na verdade, somente Alceu Valença será um boneco completo. Os outros serão apenas cabeças a serem usadas por pernaltas.
O artista pernambucano e o próprio Carnaval de Olinda serão homenageados pela Sinfônica que, em 2026, completa 15 anos.
- A gente queria trazer um tema para diferenciar nosso desfile de um ano para o outro - contou Rafael Tavares, o Tereso, um dos fundadores da Sinfônica, para o ComuniC.
A homenagem a Alceu foi o estopim para que ele tivesse a ideia de levar os Bonecos de Olinda para o desfile - e coube a ele resolver como isso seria feito. Fala com um, fala com outro, e a dica de milhões lhe foi passada: o nome do artista Luis Carlos Nem, que inclusive, já morou por um tempo em Niterói, mas agora vive no Rio.
Fotos: reprodução de vídeo
Escultor de isopor com passagem por várias escolas de samba do Rio, Nem também é bonequeiro - era ele quem manipulava, por exemplo, os cachorros da "TV Colosso", um programa infantil que a TV Globo produziu e exibiu há muitos anos.
As conversas entre Tereso e Nem tiveram início em agosto do ano passado. E os bonecos começaram a ser desenvolvidos em janeiro, em oficinas realizadas em Niterói.
Em conjunto, decidiram que fariam o bonecão completo somente de Alceu. Os outros artistas seriam desenvolvidos para serem utilizados pelos pernaltas - um show à parte no abre-alas dos desfiles da Sinfônica com suas roupas e coreografias.
Alceu tem quase 4 metros de altura e pesa cerca de 30 quilos. Ele foi visto pela primeira vez no último dia 31 de janeiro, em uma apresentação da Sinfônica, no Circo Voador, no Rio. Quem deu vida ao bonecão, claro, foi Tereso, também professor de trompete da Sinfônica.
- Levamos o boneco, mas ninguém tinha ensaiado como iríamos utilizá-lo. Em um determinado momento do show, desci do palco para levar o Alceu para a festa. Os bonecos de Olinda têm os braços soltos, mas o Nem fez de uma forma que vamos poder manipular os braços e mãos pelo lado de fora. Foi criado o Bonecão de Niterói! Quando tocou "Coração Bobo", colocaram a mão do boneco no coração e ainda mandaram beijos para o público. Ficou lindo. Vamos aperfeiçoar diminuindo um pouco o tamanho dos braços para os desfiles - contou Tereso.
Segundo ele, foi relativamente fácil suportar o calor dentro do boneco. O mais difícil, mesmo, foi aguentar o peso e não perder o equilíbrio. A ideia é que integrantes da Sinfônica se revezem no papel de Alceu, ao longo dos desfiles que costumam ter quatro horas de duração, no mínimo. Sim, Alceu vai participar do início ao fim.

Já as cabeças serão usadas pelos pernaltas em momentos específicos, ao longo do desfile. Por enquanto, dois já foram escolhidos para usar o acessório: Rafa (Lulu Santos) e o coreógrafo Wander (Bruno Mars). Cada cabeça de isopor mede 55 cm de diâmetro - Alceu tem 70 cm. Será acoplada em uma estrutura de capacete que será encaixado na cabeça do pernalta.
- Os pernaltas compraram a ideia muito rápido. Eles são parte encantadora do desfile. Queremos cada vez mais integrar os pernaltas no desfile - afirmou Tereso.
Chegar a Alceu como figura a ser homenageada foi até fácil para o grupo. Afinal, o cantor está completando 80 anos. Além disso, este ano, outras duas músicas de sucesso, compostas por ele, passaram a fazer parte do repertório da fanfarra: "Coração Bobo" e "Táxi Luna". A já clássica "Anunciação" é sucesso garantido da Sinfônica, além de "Morena Tropicana".
Na opinião de Tereso, o Carnaval de Olinda tem proximidade estética com o Carnaval da Sinfônica, por isso, também, a homenagem a ser feita aos músicos de lá pelo grupo de Niterói.
- Os músicos que fazem o Carnaval de Olinda são incríveis. São poucos em cada bloco e tocam com muito volume. Estamos muito felizes por apresentar essas novidades nos desfiles de Niterói. A Sinfônica, em seus 15 anos, representa um trabalho de muita amizade, um trabalho que nos dá orgulho - afirmou.





























