top of page

Carreta do Ministério da Saúde vai estacionar no Mercado Municipal de Niterói

  • Redação
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura


Está prevista para chegar na sexta-feira (16), em Niterói, uma carreta do Ministério da Saúde do Programa Agora Tem Especialistas. O veículo vai ficar estacionado, por um mês, no Mercado Municipal de Niterói, no Centro.


A carreta será usada para a realização de exames de tomografia, encaminhados via Central de Regulação. O atendimento será de segunda a sábado, das 7h às 17h.



Mutirão municipal


Já a prefeitura de Niterói planeja realizar, nos próximos dias 16 e 17, um mutirão de cirurgias e exames nos hospitais municipais Oceânico Gilson Cantarino, Carlos Tortelly, Getulinho e Orêncio de Freitas.


Serão ofertados exames de mamografia, endoscopia, colonoscopia, raio-X, ecodoppler e ultrassonografia. Também serão realizadas cirurgias gerais e pediátricas, como procedimentos de fimose.


A ação conta ainda com a participação do Hospital Universitário Antônio Pedro e do IBAP (Escola de Oftalmologia). Também serão realizados exames de Ressonância Magnética, cateterismo, angioplastia, angioplastia vascular, além de cirurgias ginecológicas, nefrológicas, proctológicas e de catarata.


Os atendimentos serão realizados mediante encaminhamento da rede municipal, seguindo os critérios estabelecidos pela Central de Regulação.


Pioneiro é de Niterói


No estado do Rio de Janeiro, o Hospital e Maternidade São Francisco foi o primeiro da rede privada a aderir ao Programa Agora Tem Especialistas. Desde dezembro passado, a unidade vem realizando cirurgias oncológicas para o SUS.


A saúde da mulher e a oncologia são áreas prioritárias do programa do governo federal, que, apenas nesse hospital especializado em serviços de alta complexidade, vai garantir para o SUS a realização de 204 procedimentos por ano, que totalizam mais de R$ 952 mil. A previsão é que a unidade de saúde realize cerca de 10 cirurgias por mês.


No Hospital e Maternidade São Francisco, as pacientes da rede pública serão submetidas a cirurgias de alta complexidade, como histerectomia (retirada de útero); retirada de tumores; linfadenectomia (remoção de linfonodos na região pélvica); peritonectomia (remoção da membrana abdominal) e traquelectomia (remoção do colo do útero e tecidos), todas como parte do tratamento para câncer.

Comentários


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page