Belchior e Jorge Mautner são atrações especiais no Canal Brasil
- Redação
- há 8 horas
- 2 min de leitura

Um documentário e uma "maratona" de filmes fazem parte da programação do Canal Brasil em homenagem a dois ícones da música popular brasileira: Belchior e Jorge Mautner.
Belchior
Na quarta-feira (14), às 20h, estreia o documentário “Belchior – Apenas Um Coração Selvagem”.
De Camilo Cavalcanti e Natália Dias, a obra propõe a criação de um retrato do cantor e compositor cearense, feito a partir de suas canções, poemas e reflexões. Os diretores acompanham diferentes momentos da trajetória de Belchior (1946-2017), evidenciando seu pensamento artístico, sua relação com a palavra e o impacto de sua obra na música popular brasileira.
Jorge Mautner

No sábado, 17 de janeiro, dia em que o cantor carioca completa 85 anos, o Canal Brasil programou uma "maratona" em sua homenagem.
Às 14h, será exibido “Jorge Mautner - O Filho do Holocausto”, documentário dirigido por Pedro Bial e Heitor D’Alincourt. O longa apresenta a trajetória do músico, escritor e pensador brasileiro a partir de sua história familiar, marcada pela experiência do exílio e pela memória do Holocausto, além de abordar sua formação intelectual e artística.
Em seguida, entra em cena o filme “Festa” (1989), de Ugo Giorgetti. A história acompanha três artistas contratados para se apresentar em uma comemoração em uma casa de alto padrão em São Paulo. Enquanto aguardam para serem chamados, um músico (Jorge Mautner, que interpreta Jardas, um tocador de gaita), um jogador de sinuca e um ator veterano permanecem do lado de fora do evento, situação que expõe as diferenças entre os anfitriões da festa e aqueles responsáveis por animá-la.
No elenco também estão Antonio Abujamra, Otávio Augusto, Marcelo Mansfield, Lala Deheinzelin, Iara Jamra, Ney Latorraca, José Lewgoy, Adriano Stuart e Patrícia Pillar.
Encerra a maratona o filme “Como Nossos Pais” (2017), de Laís Bodanzky. Conta a história de Rosa (Maria Ribeiro), que vive uma vida automática e beirando a infelicidade, uma vez que nada está dentro do que ela esperava. Ela é filha de Clarice (Clarisse Abujamra) e Homero (Jorge Mautner), intelectuais divorciados da classe média alta paulistana com ideias progressistas. Mais conservadora que eles, Rosa vive em conflito, especialmente com a mãe, com quem vive uma relação ambígua, coberta por amarguras.

























