top of page

Maternidade de Niterói é primeiro hospital privado a aderir ao programa federal 'Agora Tem Especialista'

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • 31 de out.
  • 2 min de leitura

ree


O ministério da Saúde autorizou o início de atendimentos oncológicos no São Francisco Hospital e Maternidade. Trata-se do primeiro hospital privado que atenderá pacientes do SUS pelo programa "Agora Tem Especialistas", já a partir de novembro.

 

O programa é uma ação do governo federal em parceria com estados e municípios. O objetivo é ampliar o acesso “à saúde de qualidade no tempo certo” para a população. O São Francisco vai ofertar cuidados oncológicos gratuitos às pessoas que aguardam por atendimentos na rede pública.


Neste primeiro momento, a previsão é que o hospital realize 204 cirurgias oncológicas. Até então, a unidade de saúde nunca havia atendido pacientes do SUS. O foco do atendimento são seis áreas prioritárias: oncologia, ortopedia, ginecologia, cardiologia, otorrinolaringologia e oftalmologia. 

 

A adesão de hospitais privados e filantrópicos ao programa do governo federal integra um conjunto de ações que visa ampliar a capacidade de atendimento da rede pública nos estados e municípios, a fim de reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.

 

O São Francisco Hospital e Maternidade funciona desde 2011. No seu site, o estabelecimento se define como “a principal maternidade da região Leste Fluminense”, especializado em obstetrícia e gestações de alto risco, além de cirurgias eletivas limpas - porém, não informa quais cirurgias do tipo realiza.

 

Por cirurgias eletivas entende-se tratamento cirúrgico proposto, cuja realização pode aguardar ocasião propícia, ou seja, pode ser programado. Nesses casos estão, por exemplo, mamoplastia e gastrectomia.


São consideradas cirurgias limpas as que são realizadas em tecidos estéreis ou passíveis de descontaminação na ausência de processo infeccioso e inflamatório local ou falhas técnicas grosseiras; cirurgias eletivas com cicatrização de primeira intenção e sem drenagem aberta.

 

 O convênio foi oficializado nesta sexta-feira (31) com a presença do ministro da Saúde Alexandre Padilha. A cerimônia foi realizada na própria maternidade (R. Tapajós, 325) e contou com a presença do prefeito Rodrigo Neves.


- Com o Agora Tem Especialistas, avançamos nesta modalidade em que hospitais privados abrem as portas para o SUS, colocando seus profissionais e equipamentos a serviço da população. São mais exames, consultas e cirurgias para quem está aguardando por atendimento - afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

 

Comentários


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page