Escola de samba de Charitas é a campeã do Carnaval de Niterói
- Sônia Apolinário
- há 19 minutos
- 2 min de leitura

A escola de samba Império de Charitas foi a campeã do Grupo Especial de Niterói. A agremiação teve como enredo “Mestre Pablo… O Sonho de um Menino”, uma narrativa sobre transformação, memória e afeto.
A apuração dos resultados foi realizada na noite desta terça-feira (10).
Na passarela do Caminho Niemeyer, a Império de Charitas contou a trajetória de vida de Mestre Pablo, mostrando como a dor, a superação e o amor podem se transformar em força, cor e beleza. O carnavalesco, João Perigo, é também o vice-presidente da escola.
A agremiação foi fundada em 2019 por um grupo de amigos ligados ao carnaval com a proposta de criar uma identidade cultural junto ao bairro de Charitas. Suas cores são amarelo e branco.
A estreia foi em 2020, no Grupo de Avaliação, obtendo o título e o direito a integrar o Grupo C (atual Série Prata) no carnaval seguinte. Em virtude da pandemia do Coronavírus, não houve carnaval na cidade de Niterói no ano de 2021.
No Carnaval de 2022, a Charitas apresentou enredo sobre o bicentenário da independência do Brasil. Desfilou com 250 componentes e terminando em segundo lugar.
Em 2023, apresentou o enredo Orfeus, reeditando o samba-enredo da Unidos do Viradouro de 1998. Desfilando com mais de 300 componentes conquistou o título do Grupo C e o direito de integrar o Grupo B no carnaval de 2024.
Em 2024, a agremiação desfilou com o enredo "Portela, o infinito é o teu lugar!", em homenagem aos 100 anos de avenida da coirmã carioca. Apresentou-se com mais de 400 componentes, obtendo o título e o direito a integrar a elite do carnaval niteroiense em 2025.
No Carnaval de 2025 estreou no Grupo Especial do carnaval niteroiense com um enredo sobre Nossa Senhora Aparecida e seu sincretismo religioso com Oxum. Ficou em terceiro lugar.
Já a Folia da Viradouro, campeã de 2025, ficou, este ano, com o segundo lugar.
Série Ouro
Pela Série Ouro, a campeã foi a Banda Batistão, do Barreto. Com a vitória, a agremiação, em 2026, vai desfilar no Grupo Especial.
O enredo vitorioso foi “Guardiões da Fé: A Dança do Pacto Sagrado – Salve Jorge! O Santo Guerreiro do Povo Brasileiro”.
Série Prata
As escolas integrantes da Série Prata e do grupo de Avaliação não se apresentaram. Os desfiles foram cancelados por conta das fortes chuvas no domingo (8) à noite.
As seis agremiações da Série Prata serão mantidas na categoria, no próximo ano. Já as três do grupo de Avaliação terão prioridade nas inscrições para o Carnaval de 2026.

























