top of page
  • Sônia Apolinário

Cervejaria Búzios constrói sua fábrica no balneário que homenageia

No bairro Aretê, bem na entrada de Búzios, na Região dos Lagos, está sendo construída uma cervejaria. A marca leva o nome da cidade e está no mercado há dez anos. A inauguração está prevista para fevereiro de 2021.

Com a marina de um lado e um futuro biergarten voltado para o canal, a fábrica da Búzios vai ocupar 2.100 metros quadrados, que representa 30% do terreno. Inicialmente, vai produzir 25 mil litros por mês. Porém, a capacidade total será de 150 mil litros por mês.

“Vai ser uma fábrica conceito, baseado em pilares de sustentabilidade. Vamos ter energia solar e reuso de água, por exemplo”, informa Luiz Rodrigues, um dos sócios da Búzios.

Quando criou a marca, há dez anos, sua inspiração foi a então cervejaria artesanal independente Baden Baden, de Campos de Jordão (SP). Ele gostou da ideia de uma cervejaria voltada para a sua cidade que, ao mesmo tempo em se beneficiava do turismo da região, era também atração turística. Atualmente, a Baden Baden pertence a um grande grupo cervejeiro.

Natural de Santa Catarina, morador do Rio de Janeiro e frequentador de Búzios, Luiz planejou criar a cervejaria para funcionar como cartão de visitas cervejeiro do balneário fluminense. Porém, dez anos atrás, não encontrou terreno apropriado. Segundo ele, o que encontrou foram muitos empecilhos legais para a construção.

Com equipamentos já comprados e sem ter onde instalá-los, a solução que encontrou foi “sublocar” o espaço de uma fábrica. No caso, a Allegra, em Jacarepaguá, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde, atualmente, produz 30 mil litros por mês.

Luiz já tinha tirado da cabeça a ideia de ter uma fábrica em Búzios quando foi convidado a se instalar em Aretê , um novo bairro do balneário, atualmente em expansão. Durante um tempo, a fábrica nova e a antiga serão usadas, ao mesmo tempo. A produção feita na Allegra vai abastecer a cidade do Rio de Janeiro, enquanto a de Búzios terá a própria cidade como

foco.

“Em Búzios, o movimento é sazonal. O bar da fábrica terá dez torneiras e nós já temos 20 rótulos. Vamos primeiro conhecer as demandas. Quero cada vez mais apostar no beba local. A partir de Búzios, posso partir para chegar em outras cidades da Região dos Lagos”, afirmar Luiz.

A marca homenageia praias e locais de Búzios em seu rótulo. A Aretê já faz parte do portfólio. É uma Session Ipa que, uma vez por ano, se transforma na 8h Session Ipa – uma versão da mesma receita, mas feita com lúpulos frescos, colhidos em Amparo (Nova Friburgo, RJ), oito horas antes de ir para a “panela”.

Confirma o Talk Chopp com a Lupulinário com a cervejaria Búzios

Para comentar, aqui

,

Destaques
Últimas
bottom of page