top of page
  • Sônia Apolinário

Programa global de fomento ao empreendedorismo chega ao Rio de Janeiro

No esporte, huddle é quando uma equipe se reúne, geralmente em um círculo apertado, para formular estratégias, motivar ou comemorar. A palavra, levada para o ambiente do empreendedorismo, quase pode ser traduzida por “ajuda”. No caso da Startup Huddle Rio de Janeiro é isso mesmo o que se pretende: ajudar empreendedores de forma, digamos, realista. O braço carioca desse programa internacional faz sua estreia na cidade na próxima quarta-feira, 6 de fevereiro, com um evento gratuito, das 9h às 11h, na Fábrica de Startups, no Porto Maravilha.

O Startup Huddle é uma iniciativa da Global Entrepreneurship Network (Washington, EUA) cujo objetivo é o fortalecimento de ecossistemas locais de startups. Funciona como uma porta de entrada para empreendedores na comunidade que envolve o ambiente dos negócios.

“Existem muitos eventos semelhantes, mas alguns alimentam sonhos irreais em relação ao empreendedorismo. O que nós buscamos é passar a realidade, promover um debate honesto sobre os negócios e seus desafios”, explica Matheus Alencar, um dos realizadores do evento, ao lado dos advogados Fabio Cendão e Paulo Mendes, responsáveis por trazer a “franquia” Startup Huddle para o Rio de Janeiro.

Para participar da programação de estreia, foram convidadas as startups Workay, do ramo de construção civil; e Clube Orgânico, do ramo de alimentação orgânica. Em um auditório em formato de arena, cada uma delas, separadamente, fará uma apresentação de seis minutos. Após cada apresentação, seguirá um debate de 20 minutos para feedback dos participantes, perguntas e interação entre público e mentores, além de tempo para fomento de networking. Matheus explica que essas empresas foram escolhidas por estarem em estágios diferentes de desenvolvimento dos seus negócios.

No final do evento, será aberta uma aplicação para startups se candidatarem a participar dos próximos encontros. A ideia é que tenham periodicidade mensal. Será dada prioridade de participação para empresas com menos de três anos de existência, que consigam gerar alguma renda.

“Não haverá acompanhamento da empresa posterior ao evento. A intenção é que sejam formados redes de relacionamentos com base na vontade real de gerar parcerias, fornecer ajuda e promover trocas de informação. Clientes são frutos de redes de relacionamento. Nosso propósito é movimentar a comunidade empreendedora e ajudar a criar esse networking”, comenta Matheus, também fundador do Encontro Empreendedor que, desde julho de 2017, já realizou 15 eventos com foco no fomento de negócios e criação de redes de relacionamento, nos mais diferentes lugares – de praças a universidades, passando por barbearia.

A Fábrica de Startups fica na Via Binário do Porto, 299. Santo Cristo, Rio de Janeiro, RJ.

Acesse este link para se inscrever gratuitamente no Startup Huddle Rio de Janeiro

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page