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  • Sônia Apolinário

Ambev e Pratinha se unem em busca de inovação cervejeira

A ZX Ventures, braço de inovação da Ambev, firmou parceria com a Pratinha, de Ribeirão Preto (SP). Em 2015, dois anos depois de fundada, a cervejaria paulista criou o Beer Hack Lab. Desde então, surpreende o mercado com suas investidas em busca de inovação, com pegadas de sustentabilidade.

Em um pequeno comunicado oficial, a Pratinha informou, apenas, que, na parceria, José Virgílio Braghetto Neto, fundador da cervejaria, terá uma “participação tanto na criação como nas vendas de novos lançamentos”.

A ideia é que a Pratinha funcione como um hub de inovações. É válido não apenas para novas cervejas, mas também outras bebidas, além de desenvolvimento de produtos como aplicativos e experiências que utilizem realidade aumentada (RA), realidade virtual (VR) e outras tecnologias. A ZX Ventures, com sede em São Paulo, já utiliza uma experiência imersiva em VR para processo de recrutamento e seleção de pessoal.

Pratinha

Este ano, a cervejaria paulista roubou a cena do Mondial de la Bière SP ao usar o evento para lançar a linha Magic Booze de cervejas instantâneas – três estilos de cerveja artesanal ultraconcentradas, em sachês individuais, que ficam prontas com a adição de um copo de água com gás gelada.

Ao longo do festival, Virgílio fez inúmeras demonstrações para explicar o “funcionamento” do produto. Mas essa não foi a única novidade apresentada pela cervejaria, durante o evento. Teve também o B33R3D (Beered) - uma plataforma para impressões 3D que usa como matéria-prima resíduos da fabricação de cerveja; o aplicativo “Como Servir” - vídeos que explicam o serviço após a câmara de um celular ser direcionada para uma garrafa, que faz o rótulo se transformar em uma tela; e o Tour Virtual Pratinha – uma visita à fábrica feita graças a um óculos de realidade virtual.

Na época do Mondial, Virgílio informou já ter investido cerca de R$ 9 milhões no seu Beer Hack Lab.

Em 2017, a Pratinha apresentou no 34ª Craft Brewers Conference (CBC 2017) & BrewExpo America seus porta-copos (bolachas) interativos, produzidos com realidade aumentada, que dão vida aos objetos, por intermédio do Beer Hack App. O aplicativo também possibilita que os consumidores “interfiram” nas receitas das cervejas e participem da criação de novos produtos.

A cervejaria também desenvolveu o Looking Glass, um projeto de holografia para marcas utilizarem em pontos de venda.

Em relação à sustentabilidade, a Pratinha faz uso, na sua fábrica, de energia solar, foto biorreator de algas e tratamento de 100 % dos resíduos. O laboratório de inovações também é utilizado para criar cervejas que se diferenciem no mercado, o que já rendeu medalhas para a cervejaria.

ZX

A ZX Venture também foi criada em 2015, como uma iniciativa da AB-InBev, holding do qual a Ambev faz parte. É como se fosse uma start up dentro da empresa. Internamente, passou a ser conhecida como “grupo de crescimento disruptivo global”, com orçamento próprio e autonomia em relação à administração central da companhia.

Esse braço da empresa é formado por veteranos da cervejaria e pessoas de diferentes indústrias como ex-funcionários do Google e Amazon. Análise de dados é a base do trabalho e já resultou, por exemplo, na criação do site de vendas Empório da Cerveja (no Brasil); pesquisa para desenvolvimento de produtos mais nutritivos (para a África); aquisição da Nortehern Brewer Homebrew Supply, loja norte-americana de insumos e equipamentos para cervejeiros caseiros; investimento na Starship Technolgies, empresa que desenvolve pequenos veículos robotizados para entregas; e criação da plataforma RateBeer, que ranqueia marcas de acordo com consumo por área geográfica.

No Brasil, os ex-donos da mineira Wäls (comprada pela Ambev) já estiveram à frente desse núcleo de inovação. Os irmãos José Felipe e Tiago Carneiro se desligaram da ZX, ano passado.

A AB-InBev também mantém programas de incentivo à inovação com foco em sustentabilidade (Aceleradora 100+) e promove hackathons. A busca por inovação é quase uma obsessão, atualmente, na empresa que avança também para produtos como vinhos em lata e drinks em cápsula.

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