top of page

Última batalha de Arariboia inspira EP que mistura jazz com música originária

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • 4 de jun.
  • 2 min de leitura


ree

Uma mistura de Jazz com música dos povos originários do Brasil é o que caracteriza o trabalho da banda Barata & grupo Tupi Jaz que se apresenta nesta sexta-feira (6), no Vitral Bistrô, em Icaraí.

 

O Barata em questão é o baixista, arranjador e compositor Bruno Lobão, um mineiro há dois anos radicado em Niterói. O novo CEP do músico rendeu o EP “1567”. Ou seja, ele transformou em “jazz originário” um pouco da história de Niterói antes de ser Niterói.

 

Explica-se. Na história de Niterói (e também do Rio de Janeiro), o ano de 1567 ficou conhecido como “A última batalha”. No caso, a última batalha dos portugueses e do povo Temimimós contra os franceses e os Tamoios pelo domínio da região atualmente conhecida como cidade do Rio de Janeiro.

 

Uma vitória obtida com a ajuda do chefe Temimimó Arariboia. Em recompensa, ele ganhou terras do outro lado da Baía de Guanabara, que viraram um aldeamento, origem da futura cidade de Niterói.

 

Parte do “1567” faz parte do repertório do show.

 

- Faz alguns anos que conheci a história do Araribóia. Fui estudar mais a fundo e achei tudo sensacional. Sou entusiasta da cultura indígena há vários anos e venho estudando sua música com intuito de fundi-la à forma jazzistica de tocar. A data serviu de inspiração para eu compor uma obra conceitual, onde composições são desenvolvidas dentro de características fundamentais da música “originária“, com uma maneira sui generes de participar o contrabaixo nos arranjos. Servindo como uma trilha sonora para narrar os feitos históricos do índio Arariboia – explicou Bruno “Barata” Lobão.


Bruno (E), Maurício e Alex (D)
Bruno (E), Maurício e Alex (D)

O trabalho do grupo, como ele contou, constrói uma linguagem musical simbiótica ao Jazz, “com influência mântrica nos arranjos e ritmos que remetem a rituais ancestrais”.

 

No show, ele, junto com os músicos Alex Ventura (guitarra) e Maurício Machado (percussão) apresentam arranjos e improvisos de temas clássicos e contemporâneos de artistas nacionais e internacionais como Kamasi Washington, Marlui Miranda, Nat Smith, Villa lobos, Dorival Caymmi, Miles Davis, João Donato, Herbie Hancock, Clara Nunes, entre outros.

 

Serviço

Barata & grupo Tupi Jaz

Local: Vitral Bistrô - Rua Lopes Trovão, 19, Icaraí

Data: 6 de junho, às 19h30

Couvert artístico R$ 15

 

 

 

 

 

Comentários


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page