- Sônia Apolinário
Veja o filme, leia o livro, beba a cerveja Marighella
Cerca de dois anos após a data de estreia prevista, o filme “Mariguella” entrou em cartaz nos cinemas brasileiros. O longa, que marca a estreia, na direção, do ator Wagner Moura, é protagonizado pelo ator, cantor e compositor Seu Jorge.
A obra é uma adaptação para o cinema da biografia “Marighella - O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo” do jornalista Mário Magalhães.
Baiano de Salvador, Carlos Marighella (1911-1969) foi deputado federal constituinte pelo PCB da Bahia. Um dos principais organizadores da luta armada contra a ditadura militar brasileira, foi cofundador da Ação Libertadora Nacional (ANL).
O político e escritor, chegou a ser considerado o inimigo número 1 do regime militar. Em novembro de 1969, foi assassinado, em uma emboscada, por agentes da repressão integrantes do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS).
Para estrear, o filme driblou várias dificuldades impostas pelo governo brasileiro. Agora que está em cartaz, a celebração pode ser feita com a cerveja produzida pela Dutra Beer (Santo André, SP). O rótulo Carlos Marighella é uma Weizenbier, ou seja, cerveja de trigo não filtrada, com 5% de teor alcoólico.
A Dutra Beer tem como objetivo ir além da produção de boas cervejas. Militante de movimentos sociais, a marca busca levar consciência política de classe para o consumidor. Seus rótulos prestam homenagens a personalidades ligadas a movimentos políticos e libertários. Kozo Okamoto, Simone de Beauvoir e Martin Luther King são algumas deles. Carlos Marighella foi a primeira cerveja produzida pela Dutra Beer, em 2016.
Veja o trailer do filme
Comments