top of page
  • Sônia Apolinário

IraHops eleita melhor fazenda pela Copa Brasileira de Lúpulos



A melhor fazenda produtora de lúpulos, no momento, é a IraHops, de acordo com a Copa Brasileira de Lúpulos. Localizada em Itapetininga (SP), a propriedade conquistou quatro medalhas no concurso: 2 de bronze nas categorias Zeus e Saaz e duas de ouro para Magnum e Crystal, sendo que, neste caso, a competição não conferiu medalha nem de prata nem de bronze.


Na primeira edição do evento, realizada em 2022, a fazenda vencedora foi a também paulista Brava Terra.


Foi em 2017 que Fernando Vieira Gonçales pegou um pedaço da Fazenda Paineiras do Irati, da sua família, para plantar lúpulo de forma experimental. O local, até então, se dedicava à fruticultura e ao cultivo de cana-de-açúcar.


- Eu era consumidor de cerveja artesanal e tive conhecimento do trabalho que o Rodrigo Veraldi estava fazendo que deu origem ao lúpulo da Mantiqueira. Fiquei empolgado, achei que seria um campo promissor a se explorar – conta Gonçales que, à época, se dedicava ao mundo corporativo.


Levou quatro anos para que ele largasse o trabalho em escritório para viver o cotidiano da fazenda e a produção de lúpulo. A partir desse momento, conta, investiu em conhecimento, maquinário e beneficiamento.


Com 2 hectares cultivados com 5 mil plantas, a IraHops faz colheita mecanizada e vende seus lúpulos peletizados. Gonçales comprou as primeiras máquinas de beneficiamento da planta fabricadas no país. Agora, já pensa em adquirir modelos mais aprimorados, do exterior.


Na sua opinião, melhorar o padrão do pellet é uma demanda que não só ele, mas todos os produtores de lúpulo terão que atender. Passado o desafio de provar que era, sim, possível cultivar a planta em solo brasileiro, Gonçales acredita que, o próximo passo a ser dado, é estabelecer o perfil sensorial do lúpulo nacional.


Segundo ele, as plantas brasileiras, de uma maneira geral, apresentam características de frutado tropical que acredita ser mais consequência do clima do que do terroir do país – terroir este que Gonçales crê ainda vai demorar para “impregnar” o lúpulo nacional.


- O ponto hoje é desenvolver o mercado interno para o consumo do lúpulo brasileiro. Cada vez mais, mostramos que nossas plantas são boas, mas o cervejeiro ainda não sabe que resultado terá com elas. Ao contrário do que acontece quando compram lúpulos cultivados no exterior, com anos de tradição de produção – observa ele que integra a diretoria da Associação Brasileira de Produtores de Lúpulo (Aprolupulo).


Atualmente, a IraHops cultiva 14 variedades de lúpulos, sendo que apenas quatro comercialmente: Comet, Sentenial, Crystal e Saaz. O portfólio começa a ser ampliado com o Magnum.

A fazenda produz duas safras, por ano. No final de agosto, tem colheita prevista e a expectativa é de chegar a 1 tonelada de plantas. Gonçales planeja aumentar sua área cultiva em até 7 hectares com 25 mil pés.


Seus próximos passos vão em direção a ter um manejo mais eficiente e padronizado. Além disso, pretende ampliar a oferta de serviços da fazenda, uma vez que equipamentos de colheita e beneficiamento poucos produtores têm.


Em relação à Copa Brasileira de Lúpulo, Gonçales afirmou ter ficado “positivamente surpreso” com a qualidade dos produtores, de um modo geral – na verdade, a IraHops empatou no quesito melhor fazenda com a mineira Bella Terra (que também produz café, abacate e mel). Foi o número de medalhas de ouro que determinou o desempate.


De 2021, quando passou a se dedicar integralmente à produção de lúpulo, até agora, Gonçales informa ter investido R$ 750 mil na IraHops. E não, ainda não obteve lucro no negócio.


- Dia sim, outro também, me pergunto o que estou fazendo aqui – brinca – Nessas horas, olho em volta, observo um pôr do sol e lembro que trabalhava na Avenida Paulista. E a aflição passa.


Quem quiser experimentar lúpulos da IraHops em forma de cerveja, terá como opção um rótulo de German Pilsen da cervejaria Rt 166, também de Itapetininga, feita com Saaz.




Confira os ganhadores de medalha de ouro na Copa Brasileira de Lúpulo


Categoria

Triumph – Grupo Petrópolis

Zeus – Fazenda Bella Terra

Saaz – Lúpulos Guará

Magnum – Irahops

Sorachi Ace – Lúpulos Dalcin

Nugget – Fazenda Mantique

Cascade – Lúpulos Guará

Comet – Lúpulo Brasil

Chinook – grupo Petrópolis

Mittelfruh – Dio Santo Lúpulo

Southern Cross – Eden Hops

Triple Pearl – não teve ouro, prata foi Aluysio Righetti e bronze, grupo Petrópolis

Brewers Gold – só teve bronze, Lúpulos São Pedro

Crystal – só teve ouro, IraHops

Experimental – só ouro, Lúpulo do Vale



Destaques
Últimas
bottom of page