top of page
  • Sônia Apolinário

Cervejarias do Sul Fluminense se unem na Cervasul

Com 16 cervejarias, foi criada a Cervasul - Cervejarias Artesanais do Sul Fluminense. O objetivo da instituição é divulgar e aprimorar a cultura de produção de cerveja especial na região e fomentar o turismo. A iniciativa contou com o apoio do Sebrae.

Fazem parte da Cervasul as cervejarias Badopi, Three Rocks e Fazenda Ribeirão (Ipiabas - Barra do Piraí), Mascates (Valença); Ograner (Itatiaia); EdBier e Elbers Bier (Resende); Maresia de Mauá (Visconde Mauá); Zodiac e ArtBeer (Piraí); Zuhause Bier (Miguel Pereira); Hays (Volta Redonda); Ferdinander e Trupe (Engenheiro Paulo de Frontin); Penélope e Penedon (Penedo). Com sede em Volta Redonda, a associação tem como presidente Elek Raele, proprietário da cervejaria Ograner.

Juntas, essas fábricas produzem uma média de 60 mil litros por mês. Faz parte dos planos da Cervasul desenvolver uma rota turística, cultural e gastronômica, já batizada de Caminho Cervejeiro, além da criação do Selo Cervasul de qualidade.

A instituição também pretende facilitar o acesso dos fabricantes de cerveja à compra de insumos, distribuição, equipamentos e literatura relacionada à produção da bebida, assim como prestar apoio jurídico, contábil e tributário aos seus associados. Além de fábricas registradas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), podem fazer parta da associação empresas que atuam no setor.

“O projeto começou há quatro anos, quando foram mapeadas as fábricas da região e realizada uma pesquisa para avaliar quais as necessidades do setor. Em 2016, surgiu a oportunidade de unir o grupo da região Sul Fluminense em uma associação. O Sebrae, desde o início, contribuiu e apoiou a criação e o desenvolvimento da Cervasul e continuará trabalhando em parceria com os empresários”, afirma a coordenadora Regional do Sebrae no Médio Paraíba, Ana Lúcia de Araújo Lima.

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page