Van grátis e mandarim nas escolas são as novidades de Maricá para 2026
- Sônia Apolinário

- há 20 minutos
- 2 min de leitura

A prefeitura de Maricá informou, nesta quarta-feira (10), que vai ampliar o programa Tarifa Zero com a inclusão das vans municipais que passarão a ser gratuitas.
A partir do dia 5 de janeiro de 2026, qualquer pessoa poderá utilizar as vans sem pagar passagem, sem necessidade de cadastro ou do Cartão Mumbuca Transporte. Aulas de física, matemática e mandarim garantem a excelência de um colégio público em Niterói
Leia também: Aulas de física, matemática e mandarim garantem a excelência de um colégio público em Niterói
A medida segue o modelo já consolidado com os ônibus Vermelhinhos, que circulam gratuitamente há 11 anos e se tornaram referência nacional em mobilidade urbana.
Mandarim

Em setembro passado, a prefeitura lançou o Programa Escola Trilíngue, no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel de Moura Brizola, em Itaipuaçu. A iniciativa transformou a unidade em referência para o ensino em Português, Inglês e Mandarim.
Em 2026, o estudo do idioma chinês passará a fazer parte do currículo de todas as escolas da rede municipal de Maricá, como informou o secretário de Educação de Maricá, professor Rodrigo Moura, em entrevista à rádio Ultra FM.
Segundo ele, a decisão foi tomada por conta de acordos firmados com a China e futuros investimentos do país asiático previstos no município, como a instalação de fábrica e parcerias técnicas.
- Nós estamos preparando alunos para o mercado mundial e para o que Maricá está se tornando – afirmou o secretário, na entrevista.
O acordo pioneiro, em setembro, foi firmado com a presença do cônsul-geral interino da China no Rio de Janeiro, Wang Haitao, além de representantes do Instituto Confúcio da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio).
- A língua é a chave para a compreensão de um país. Aprender chinês não só abre uma janela para a compreensão da história e da cultura chinesa, mas também representa um passo importante para aumentar a compreensão e aprofundar a amizade entre os dois povos – afirmou o cônsul-geral interino da China, Wang Haitao.
































Comentários