Nova rodada de cervejas nacionais sem álcool chega ao mercado
- Sônia Apolinário
- 30 de jul.
- 3 min de leitura
As opções de cerveja sem álcool aumentaram, recentemente, no mercado nacional. As novidades são produções de marcas artesanais do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
Conheça as novidades

Three Monkeys
A carioca Three Monkeys lançou a Classic IPA Free. Inspirado na receita da Classic IPA da marca, o rótulo é o primeiro sem álcool de uma cervejaria do Rio.
Foi desenvolvido pelo sommelier da Three Monkeys, Gabriel Rocha, que se debruçou no projeto a partir de 2023.
- Queria fazer não só uma cerveja que fosse sem álcool, mas que também tivesse sabor e personalidade. E aí tivemos a ideia de fazer uma base de IPA, em vez de uma Lager simples como a maioria das sem álcool que tinham no mercado. A Classic IPA é nossa cerveja principal hoje por isso tivemos a ideia de usar essa receita de referência, para que houvesse uma conexão entre os dois produtos – explicou Rocha.
Segundo ele, são vários os desafios a serem superados quando o assunto é produção de cerveja sem álcool. O primeiro deles, na sua opinião, “é o preconceito por parte de alguns consumidores”.
- As cervejas sem álcool ainda possuem um estigma por conta do sabor de mosto típico que as cervejas 0,0% (desalcolizadas) das marcas mainstream possuem. Mas a tecnologia de produção das cervejas sem álcool no meio craft evoluiu muito. Hoje existem leveduras especiais que não fermentam maltose (o açúcar principal do mosto) e é possível criar praticamente qualquer estilo de cerveja sem álcool (com até 0,5%) e sem os off-flavors que eram característicos desse tipo de cerveja – explicou.
Aqui um parênteses. Pela legislação brasileira, todas as cervejas com menos ou até 0,5% são consideradas sem álcool. A Classic IPA Free tem 0,5%.
Rocha citou o preço como outro desafio que a cerveja sem álcool apresenta porque, na sua opinião, para muitos consumidores “existe ainda uma associação equivocada entre preço e teor alcoólico, fazendo a pessoa pensar que por não ter álcool, ela deveria custar menos do que uma cerveja comum”:
- Na verdade, o processo de produção da cerveja sem álcool é igual ou muitas vezes até mais custoso do que produzir uma cerveja alcoólica – afirmou o sommelier.
O terceiro desafio que ele listou é a própria produção. Isso porque a cerveja sem álcool “é mais delicada, então, encontrar o equilíbrio sensorial entre corpo, dulçor e amargor é mais difícil”.
Encarar todos esses desafios é importante, segundo Rocha, porque cerveja sem álcool é a categoria de bebidas que, atualmente, mais cresce no mundo, "uma tendência global que reflete as mudanças no perfil de consumo das gerações mais novas”:
- Nosso objetivo é sempre conseguir fazer uma cerveja que seja muito boa, independente de ter álcool ou não. E que ela seja apreciada por quem não consome álcool, mas também por quem consome álcool, mas não quer ou não pode consumir em situações específicas como, por exemplo, em caso de dietas, horário ou por quem está ao volante de um veículo.
Dádiva
A cervejaria Dádiva, de Várzea Paulista (SP), criou sua primeira cerveja sem álcool em 2019, a Golden Ale “Hello, Sunshine”. Agora, a marca lançou duas Sours: Amorinha e Mimo.
A Amorinha é feita com amora e casca de tangerina. A Mimo leva na receita tangerina e gengibre.
Ambas têm 0,5% de teor alcoólico e são comercializadas em latas de 310 ml.
Trilha
A cervejaria Trilha, da cidade de São Paulo, faz sua estreia no mercado das bebidas sem álcool. Para iniciar essa jornada, a marca também apostou em criar uma versão zero (na verdade, 0,4%) de um rótulo best-seller, no caso, a sua Juicy Ipa Melonrise.
Até então, a Trilha só tinha feito uma cerveja de baixo teor alcoólico, a Low Cura, com gengibre, de 2,8%.
Sim!
A Sim!, de Campinas (SP), é atualmente a única cervejaria nacional que só produz sem álcool. A marca já lançou sete rótulos, de diferentes estilos. Seu mais recente lançamento é uma Dry Stout com adição de café. Todas as cervejas da marca têm 0,3% de teor alcoólico.
Krug
Outra estreante no segmento é a Krug Bier, de Nova Lima (MG). A Krug Zero é uma Lager de 0,5%.
Comentários