Restaurante Gruta de Santo Antônio é bi-campeão em premiação que indica “vale a viagem” até Niterói
- Sônia Apolinário

- 22 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de out.

Detalhe da fachada do restaurante. Foto: reprodução rede social
Pelo segundo ano consecutivo, o tradicional restaurante Gruta de Santo Antônio, na Ponta da Areia, venceu a categoria “Vale a Viagem - Niterói” de Veja Rio Comer & Beber.
Na edição 2025 da premiação, o Gruta de Santo Antônio concorreu com Amana (vencedor da categoria em 2023, quando funcionava apenas no Engenho do Mato, sem a filial do Jardim Icaraí) e Calma, ex-Pitanga, de Itacoatiara.
O restaurante, especializado em comida portuguesa, funciona desde 1977, na Rua Silva Jardim, 148, na região central de Niterói. Fundado por Dona Henriqueta, é seu filho Alexandre Henriques que assume, atualmente, a função de chef da casa. Com decoração simples, o local costuma ser ponto de encontro de políticos tanto de Niterói quanto do Rio.
Sobre Alexandre Henriques, desde 2023 ele também é o chef do Gruta do Fado, de gastronomia portuguesa. O restaurante fica na Barra da Tijuca, no Rio. Faz parte do portfólio do Business Food & Wine (BFW) Group ao lado de outros 11 estabelecimentos, dentre eles, o Bar do Zeca Pagodinho e a pizzaria Olivo.
Ainda faz parte do BFW Group o Tiara, que até julho passado, tinha o premiado chef niteroiense Rafa Gomes no comando da cozinha. No momento, o Tiara está “temporariamente fechado”, como informa o grupo. O chef Rafa Gomes também fechou o seu Itacoá, que funcionava desde 2019, também na Barra da Tijuca.
Outros destaques
Na 29ª edição da premiação, Thomas Troisgros foi eleito Chef do Ano por sua atuação à frente do Oseille, Tijolada e Toto;
Cristiane Julião, das casas Casa 201 e Balcão 201, recebeu o prêmio de Restaurateur do Ano;
Julia Lottus, do restaurante Sult, foi reconhecida como Chef Revelação.
Melhor restaurante: Elena, no Jardim Botânico, de gastronomia com influência asiática.
Melhor bar: Cachambeer, no Cachambi.
































Comentários