Niterói quer ficar mais perto da China
- Sônia Apolinário
- há 3 dias
- 3 min de leitura
A cônsul-geral da China no Brasil, Tian Min, participou de um jantar em Niterói que teve o prefeito Rodrigo Neves como anfitrião. O evento aconteceu na terça-feira (29), no Solar do Jambeiro, no Ingá.

De acordo com a prefeitura, o encontro teve caráter institucional e “buscou fortalecer a cooperação entre o município e o consulado chinês em áreas como inovação, cultura, educação e desenvolvimento econômico”.
Durante o encontro, a cônsul-geral Tian Min afirmou que Brasil e China “atravessam o melhor momento de suas relações bilaterais”. Ela também afirmou que o consulado tem interesse em ampliar a colaboração com cidades brasileiras.
Cidades-irmãs

A cônsul-geral Tian Min lembrou que Niterói mantém, desde 2002, um acordo de cidades-irmãs com Jiaxing. Além disso, em 2021, o município assinou um Memorando de Entendimento de Cooperação Amigável com Mianyang.
Jiaxing possui uma história cultural de mais de 2 mil anos. É conhecida como a “Terra do Peixe e do Arroz” ou o “Lar da Seda”. A cidade é o berço do Partido Comunista Chinês. Já Mianyang é conhecida como o Vale do Silício chinês. A cidade possui 15 faculdades e universidades.
- Nosso objetivo é aprofundar esse tipo de parceria e explorar novas possibilidades de cooperação - afirmou a cônsul-geral, durante o jantar.

Pan 31
No evento, o prefeito de Niterói lembrou para a cônsul-geral da China que o município disputa sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031 em conjunto com o Rio de Janeiro.
- Estamos iniciando este novo mandato com o compromisso de projetar Niterói para o mundo. Nossa cidade já tem histórico de relações com a China e queremos fortalecer essa ponte – afirmou Rodrigo Neves, que é o presidente do Mercocidades (rede de cidades do Mercosul e da América Latina que promove a cooperação entre governos locais) e vice-presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitos.
Metrô
Desde que Niterói e Rio entraram na disputa para sediarem de forma conjunta o Pan 31, os respectivos prefeitos, Rodrigo Neves e Eduardo Paes, defendem a criação da Linha 3 do Metrô, ligando as duas cidades, como legado dos jogos.
Em 2023, o governo do Estado do Rio de Janeiro recebeu uma comitiva da estatal chinesa CRRC Corporation Limited que manifestou interesse em gerir os estudos sobre a Linha 3 do Metrô.
A empresa chinesa opera no Brasil desde 2008 e é considerada, atualmente, uma das maiores fabricantes de trens do mundo. O governo do Estado do Rio de Janeiro nada mais informou a respeito do interesse chinês na Linha 3 do Metrô.
Já o governo do Estado de São Paulo acabou de anunciar que a mesma CRRC escolheu a cidade paulista de Araraquara para instalar uma nova unidade industrial.
Segundo informações do governo de São Paulo, o investimento inicial para a instalação da planta industrial foi estimado em R$ 50 milhões, valor que será direcionado à produção de trens para atender a demandas do Metrô de São Paulo e do projeto Trem Intercidades, que prevê a ligação ferroviária entre a capital paulista e a cidade de Campinas. A produção está prevista para iniciar em meados de 2026.
コメント