Carnaval começa no Rio logo após a queima de fogos do Réveillon de Copacabana
- About Carnaval

- há 12 minutos
- 1 min de leitura

O tradicional Cortejo da Virada realiza, em 2026, sua 9ª edição na zona sul carioca. A iniciativa é do músico Fabinho Florêncio.
A senha para o início da concentração é o fim da queima de fogos do Réveillon, na orla do Rio. O público começa a chegar a partir de meia noite e meia. A saída do cortejo está prevista para 1h30. O local exato da concentração é sempre divulgado apenas no dia 31. Mas costuma ser na região da Barata Ribeiro/Prado Junior (Cervantes), seguindo em direção ao Arpoador.
Criado de forma espontânea na virada de 2015 para 2016, o Cortejo da Virada nasceu do encontro de músicos após o Réveillon e cresceu até se tornar tradição cultural da cidade. A proposta une Réveillon e Carnaval de rua em um ritual coletivo. O lema é: o ano vira, a banda anda, o sol nasce e a cidade acorda em festa.
O repertório é diverso formado por marchinhas, axé 90, pop, Tim Maia, Lulu Santos, funk, releituras, clássicos populares. O público é plural, mas a faixa etária predominante gira entre 25–40 anos.
O dia 1 de janeiro, oficialmente, está a 43 dias do início do Carnaval 2026. Porém, está a três dias da abertura não oficial do Carnaval do Rio.
































Comentários