top of page

Filósofa Marilena Chauí é a homenageada da Festa Literária Internacional de Maricá

Foto do escritor: Sônia Apolinário
Sônia Apolinário
há 5 minutos
2 min de leitura



A Prefeitura de Maricá realiza, entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro, a 11ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM).


O evento acontecerá na Orla do Parque Nanci e terá como homenageada a filósofa, escritora e professora Marilena Chauí, uma das principais intelectuais brasileiras, reconhecida por sua contribuição ao pensamento filosófico, político, cultural e educacional do país.


Nesta edição, a FLIM vai dividir seu espaço com outros eventos que acontecem simultaneamente: o Festival Línguas ao Mar, o Maricá Games e o Congresso da União Maricaense dos Estudantes (UMES). A programação vai reunir literatura, cultura, tecnologia e participação estudantil, além de debates e shows.


Dentre os espaços da Festa já confirmados pela prefeitura estão a FLIMzinha, voltada ao público infantil; a Arena do Estudante, dedicada aos jovens e estudantes; e o espaço Papo FLIM / Língua ao Mar, focado em encontros, debates e na valorização da língua portuguesa.

A programação traz ainda o Palco Principal para shows, a Rádio FLIM e a tradicional Feira do Livro, com espaço dedicado a escritores locais.


De acordo com o presidente da Companhia de Turismo e Cultura de Maricá (Maré), Antonio Grassi, o Festival Línguas ao Mar integra a programação com encontros e debates voltados à literatura e ao intercâmbio cultural entre territórios que compartilham a língua portuguesa. A iniciativa busca ampliar a troca de experiências entre autores, convidados e o público:


- O Língua ao Mar é uma oportunidade de trazer para perto do público de Maricá outras culturas que têm a língua portuguesa como ponto de encontro. Quando colocamos lado a lado escritores, artistas e pensadores de diferentes países, percebemos como uma mesma língua pode carregar histórias, sotaques e formas de expressão tão diferentes. É esse encontro que queremos proporcionar dentro da FLIM, aproximando Maricá de outras partes do mundo por meio da arte que fala português - afirmou.


Marilena Chauí


A paulista Marilena de Souza Chauí é especialista na obra de Espinoza (1632-1677), filósofo famoso pela identificação de Deus como Natureza. Aos 85 anos, ela é professora emérita de História da Filosofia Moderna na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.


Marilena é considerada uma das principais filósofas e intelectuais brasileiras contemporâneas. Também é reconhecida por sua atuação política, tendo combatido a ditadura militar. Foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é ativa militante. Foi secretária de Cultura do Município de São Paulo durante a gestão da prefeita Luiza Erundina (1989 e 1992), recém-eleita deputada estadual por São Paulo, aos 91 anos.

Comentários


Destaques
Últimas
​

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page