Mondial de la Bière 2025: Estrella Galicia patrocina; Ambev e Grupo Petrópolis desembarcam do evento
- Sônia Apolinário
- há 16 horas
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Considerada uma das principais vitrines do mercado cervejeiro do país, o Mondial de la Bière 2025 permite perceber um pouco do xadrez estratégico jogado pelas grandes marcas em atuação no mercado.
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Este ano, foi anunciada como patrocinadora máster do evento a Estrella Galicia. O “posto” foi ocupado, ano passado, pela Therezópolis. Ambas fazem parte do sistema Coca-Cola.
A marca espanhola pisou no Mondial, pela primeira vez, ano passado, com um stand imenso, que não teria como passar despercebido. Nele, foram oferecidos para o público degustações guiadas e workshops. O stand e a programação estão de volta em 2025.
Já a Therezópolis volta a comandar a “Praça Therê” onde exibirá seus produtos e ficará montado um palco para apresentações musicais – exatamente como aconteceu ano passado quando era patrocinadora máster.
A troca dos “filhos” indica o quanto a ”mãe” está empenhada em promover um deles. O lema na Estrella Galicia é “aparecer para crescer”. Foi para aparecer que a marca, no Brasil desde 2009, foi colocada no Mondial, ano passado.
Foi após a compra da Therezópolis , em 2021, que a Coca-Cola FEMSA passou a fazer “as honras” para Estrella Galícia, no país, como distribuidora da marca.
Naquele ano, os planos do grupo espanhol para o Brasil incluía expansão do portfólio e a construção de uma fábrica. A fábrica por aqui foi cancelada para que fosse priorizada a construção de uma outra na Espanha.
Em relação ao portfólio, a marca Estrella Galicia tem 16 rótulos. São encontrados (e fabricados) no Brasil Estrella Galicia Lager, Estrella Galicia 0,0% e a 1906 La Milnueve.
O 1906 Black Coupage (Dunkel Bock) e a Estrella Galicia 0,0 Tostada finalmente chegaram ao país e estarão disponíveis no stand da marca, bem como a versão em barril da 1906 La Milnueve (Märzen).
Ao todo, o stand da Estrella Galicia terá seis torneiras. Lá, ao longo dos dias, serão realizadas várias sessões de degustações guiadas, workshops de serviço das cervejas de barril, apresentação das versões 0,0 e 0,0 Tostada, além de rodadas de “conversas de balcão” com os profissionais da marca. Para participar é preciso inscrição prévia, feita no próprio dia.
O stand ainda vai ter um foodtruck com pratos inspirados na culinária espanhola. Harmoniza perfeitamente com uma estratégia iniciada, ano passado, pela Estrella Galicia para aparecer mais, no Rio de Janeiro: aumentar a distribuição do seu chope e torná-lo exclusivo em bares e restaurantes com cardápio espanhol.
Com sede em Corunha, na região da Galícia, a Estrella Galicia pertence ao grupo Hijos de Rivera, empresa que cresceu 7% em 2024 ante um crescimento de 14,5% registrado em 2023. A Hijos de Rivera não produz apenas cerveja, mas também sidra, vinho, água, kombucha, sangria (em lata), aguardente, licor, vermute. Trazê-los para o Brasil também já foi meta da empresa.
Heineken
Na edição 2025 do Mondial, apenas dois rótulos do grupo Heineken poderão ser encontrados: Lagunitas e Blue Moon. Desde o ano passado, Baden Baden e Eisenbahn não participam do evento.
O motivo seria posicionamento de marcas. Ficaram as que tinham boa saída no festival. Já a Baden Baden está sendo enviada para eventos de gastronomia enquanto a Eisenbahn para eventos musicais.
Ambev
Este ano, o público do Mondial não vai encontrar duas cervejarias que marcavam grandes (literalmente) presenças no evento: Colorado e Hoegaarden. Ambas fazem parte do portfólio da Ambev.
Ano passado, Colorado e Hoegaarden participaram do Mondial. Ambev também costumava levar para o evento a Goose Island e a Bohemia, que também não estarão presentes na edição de 2025.
Este ano, duas marcas que já foram aceleradas pela Ambev é que participam do festival: Lohn e Hocus Pocus.
Desde 2023, a AB InBev, holding do qual a Ambev faz parte, vem se desfazendo de marcas artesanais que faziam parte do seu portfolio. No momento, no Brasil, a Ambev tem duas “meninas dos olhos” Spaten e Stella Artois. Esta passou por um processo de reposicionamento e está cada vez mais sendo associada a eventos “cool” ou sofisticados,
Grupo Petrópolis
O Grupo Petrópolis, que já foi patrocinador máster do Mondial, anunciou, em agosto passado, que seu foco de atuação, pelo menos nesse momento, será o mercado de Minas Gerais. Atualmente, a maior e mais moderna fábrica do grupo está localizada na mineira Uberaba.
Uma das metas é que o rótulo Petra se torne forte na capital do estado, Belo Horizonte. Além disso, a cerveja já patrocinou, este ano, vários eventos em diferentes cidades mineiras. A Black Princess, que também costumava marcar presença no Mondial, foi escalada para patrocinar festivais musicais no estado.
O Grupo Petrópolis também avisou que pretende patrocinar um tradicional festival de comida de boteco do estado, o Botecar, tendo a Petra como cerveja oficial. No Rio, o festival do tipo mais famoso, o Comida di Buteco, tem atuado com a Amstel, da Heineken.
Em outras épocas não tão distantes, a Cacildis também já teve uma praça para chamar de sua no Mondial, como acontece, agora, com a Therezópolis.