top of page
  • Sônia Apolinário

'Medida Provisória' leva prêmio de melhor filme no festival de cinema brasileiro de Miami

O Inffinito Film Festival, maior festival de cinema brasileiro realizado no exterior, encerrou no domingo, 18 de setembro, em Miami, a etapa presencial de sua 26ª edição e anunciou os filmes vencedores do Troféu Lente de Cristal. O filme "Medida Provisória", dirigido por Lázaro Ramos, ganhou nas categorias Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Ator Coadjuvante (Seu Jorge). Já o longa "Bem-vinda a Quixeramobim", de Halder Gomes, ganhou como Melhor Filme do Público, pelo júri popular.


"Medida Provisória" (imagem abaixo, à esquerda) mostra um futuro distópico, no Brasil. A história é sobre uma medida provisória decretada pelo governo. Em princípio, indica uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata. Na prática, obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. A aprovação da MP afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Taís Araújo) e pelo advogado Antonio (Alfred Enoch), bem como a de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento. Os personagens debatem questões sociais e raciais, além de compartilharem anseios que envolvem a mudança de país. Vendo-se no centro do terror e separados por força das circunstâncias, o casal não sabe se conseguirá se reencontrar. O longa é uma adaptação de "Namíbia, Não!", peça de Aldri Anunciação que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.



"Bem-vinda a Quixeramobim" conta a história de Aimee, uma mulher de trinta e poucos anos, herdeira de um empresário milionário envolvido em um caso de corrupção. Influencer e com muitos seguidores, seus bens e de sua família e são bloqueados pela Receita Federal. Forçada pela primeira vez a ficar sem o dinheiro do pai para se sustentar, Aimée terá que se refugiar na última propriedade da família que resta: uma fazenda em ruínas em Quixeramobim, no interior do Ceará. Na tentativa de vender a propriedade, mas com vergonha da nova realidade, inventa que irá tirar um "período sabático", por um ano. Assim, terá que lidar com sua nova vida e sustentar a mentira nas redes sociais.

A cerimônia de encerramento, que teve show de Adriana Calcanhotto no Miami Beach Bandshell, contou com a presença de diretores, atores e produtores, entre eles os atores Eduardo Moscovis, Suzana Pires e Bárbara Paz, os diretores Laís Bodanzky, Denise Saraceni, Lô Politti, Joel Zito Araújo e Gustavo Rosa, e os produtores Debora Ivanov, Tiago Rezende e Carlos Moletta. Os convidados do festival passaram a semana em Miami divulgando seus filmes e fazendo negócios com profissionais da indústria cinematográfica americana e latina.

De 11 a 17 de setembro, a Mostra Competitiva de Longas-Metragens exibiu no cinema Tower Theater Miami oito longas-metragens da recente safra de filmes brasileiros, que concorreram ao Troféu Lente de Cristal. O júri, formado por profissionais da indústria audiovisual norte-americana, latina e brasileira, reuniu o cineasta cubano Sebastian Barriuso, a roteirista brasileira Julia Priolli, a distribuidora independente americana Joanne Butcher, o diretor brasileiro Joel Zito Araújo, a atriz e roteirista brasileira Suzana Pires, o cineasta americano John Maass e a produtora brasileira Liliana Kawase.


Até o dia 25, o festival continua com suas mostras virtuais, disponíveis para o público americano. Serão exibidos no total 57 filmes inéditos nos Estados Unidos, sendo 10 documentários e 19 curtas em competição e 28 em mostras paralelas. De Porto Rico ao Alasca, as produções estão disponíveis na www.inff.online - primeira plataforma internacional de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual brasileiro.


Os vencedores


Júri oficial

Melhor Filme - Medida Provisória, de Lázaro Ramos

Melhor Direção - Laís Bodanzky, por A Viagem de Pedro

Melhor Fotografia - Pedro Marques, por A Viagem de Pedro

Melhor Roteiro - Lusa Silvestre, Lázaro Ramos, Aldri Anuncioação & Elisio Lopes Junior, por Medida Provisória

Melhor Ator - Rômulo Braga por Sol (de Lô Politi)

Melhor Atriz - Monique Alfradique por Bem-vinda a Quixeramobim (de Halder Gomes)

Melhor Ator Coadjuvante - Seu Jorge, por Medida Provisória

Melhor Atriz Coadjuvante - Carolina Monte Rosa, por Por que Você Não Chora?, de Cibele Amaral

Melhor Elenco - Ela e Eu, de Gustavo Rosa de Moura

Júri popular

Melhor Filme - Bem-vinda a Quixeramobim, de Halder Gomes

Melhor Documentário - Já Que Ninguém me Tira Pra Dançar, de Ana Maria Magalhães

Melhor Curta-Metragem - Ato, de Bárbara Paz, e Liberdade, de João Manteufel

Destaques
Últimas
bottom of page