Firjan fará a gestão do Distrito de Inovação em Niterói
- Redação
- há 37 minutos
- 3 min de leitura

A Prefeitura de Niterói e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) firmaram, nesta terça-feira (20), uma parceria para a futura gestão do Distrito de Economia Criativa e Inovação, que está sendo implantado no histórico prédio da Estação Cantareira, em São Domingos.
O projeto, que já conta com a adesão de gigantes tecnológicos, como Nvidia e IBM, tem previsão de inauguração no primeiro semestre de 2026. Será um espaço físico e virtual voltado para atrair empresas de base tecnológica, startups e programas de pesquisa e desenvolvimento.
A cooperação foi oficializada durante reunião entre o prefeito Rodrigo Neves; a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício; o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano; e o diretor da instituição, Alexandre dos Reis. De acordo com a prefeitura, os participantes "reafirmaram o compromisso de atrair investimentos privados e transformar o ambiente de negócios da cidade".
- Esta parceria com a Firjan para a gestão do Distrito de Inovação materializa nosso compromisso de transformar a cidade em um polo de conhecimento, atração de investimentos e geração de oportunidades de alto valor. Estamos criando um legado de economia moderna para as futuras gerações - afirmou o prefeito Rodrigo Neves.
A parceria amplia uma colaboração já existente entre a Prefeitura e a Firjan que, em novembro de 2025, inauguraram a primeira “Casa Smart” em Niterói — um centro de formação profissional em tecnologia, com cursos de robótica, inteligência artificial e desenvolvimento de software. O objetivo é oferecer oportunidades de qualificação para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, fortalecendo competências em tecnologia
da informação, automação e produção digital. No momento, estão abertas inscrições para a Casa Smart Morro da Penha.
O Distrito de Inovação de Niterói surge como um macroambiente que abrigará iniciativas semelhantes em escala ampliada, com foco na geração de empregos de alta qualificação e oportunidades, especialmente para os jovens.
Segundo o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, o projeto de Niterói "é inovador e único na América do Sul", o que permitirá projetar a cidade como um "hub quântico".
- Participaremos da gestão desse distrito para atender não só à iniciativa privada, como também ao setor público - afirmou Caetano.
Como já informado pela prefeitura, o Distrito de Economia Criativa e Inovação vai reunir também startups, universidades, estúdios audiovisuais e um ambiente cultural multifuncional. Ao lado do prédio, será construído o Museu do Cinema Brasileiro,
A obra de recuperação e adaptação do prédio histórico está orçada em cerca de R$ 35,5 milhões.
Em vistoria realizada em agosto do ano passado, o prefeito informou que os estúdios de som e vídeo estavam em montagem e que a estrutura metálica já tinha recebido pintura intumescente — garantindo proteção contra incêndios. No telhado, placas de energia solar já tinham sido instaladas.
Além disso, os banheiros e camarins estavam em fase final de acabamento. A área externa foi projetada para receber eventos, feiras e atividades culturais, "com total flexibilidade de uso".
- A nova Cantareira será um espaço de inovação, físico e virtual, que integrará a Universidade Federal Fluminense, nossos estudantes, pesquisadores e o setor empresarial para impulsionar a economia do conhecimento. Será um ambiente de conexão para novas ideias e soluções, com startups e data centers - afirmou o prefeito, à época.
































Comentários