Câmara de Niterói concede tÃtulo de cidadão niteroiense para Claudio Castro
- Sônia Apolinário
- há 6 minutos
- 2 min de leitura

A Câmara dos vereadores de Niterói concedeu tÃtulo de cidadão niteroiense para o governador do Rio de Janeiro, o paulista Claudio Castro.
Na justificativa da iniciativa, o vereador Douglas Gomes (PL) – que tem alternado temporadas entre a Câmara de Niterói e a Alerj por ser deputado suplente – afirmou que Castro "realizou diversas ações em benefÃcio de Niterói ".
Citou especificamente três ações: baixou o preço das barcas, fortaleceu o Segurança Presente e promoveu melhorias no hospital Azevedo Lima.
Sobre as barcas, a redução da tarifa se deu em todas as linhas do estado. No caso da travessia Charitas-Rio, Niterói paga a conta pelo benefÃcio em forma de subsÃdio da passagem.
Sobre o Segurança Presente, Castro tirou de Niterói a gestão do programa, que funcionou muito bem para cidade quando estava sob responsabilidade do municÃpio.
Sobre o hospital, trata-se de uma unidade de emergência situada em Niterói, mas que atende toda a Região Metropolitana II, sendo a maior demanda vinda de São Gonçalo.
Em 2022, Castro, então candidato à reeleição ao governo do estado, não cumpriu uma única agenda de campanha em Niterói. Na cidade, quem recebeu mais votos para o cargo de governador do Rio (34,22%) foi o atual prefeito Rodrigo Neves. Castro ficou em segundo lugar (33,58%).
Em 2026, Castro sonha com uma vaga no Senado. Quem ele apoia para assumir seu cargo no comando do estado é o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, que acabou de ser preso pela PolÃcia Federal.
O Projeto de Decreto Legislativo que concede o tÃtulo de cidadão niteroiense para Castro teve como coautor o presidente da Câmara de Vereadores, Milton Cal (União Brasil).
Dos 21 vereadores, votaram contra: Benny Briolly (PSOL), Jhonatan Anjos (PDT), Sylvio MaurÃcio (PT) e Professor Túlio (PSOL). Houve uma abstenção: Junior Morett (PSD).
O Projeto de Decreto Legislativo foi aprovado no último dia 2.

























