top of page

Campeões do Itacoatiara Big Wave 2025 ajudaram no resgate de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • 18 de ago.
  • 3 min de leitura

ree


A dupla Lucas Chumbo e Pedro Scooby foi a campeã na categoria Time Masculino do Itacoatiara Big Wave 2025, repetindo o resultado da competição no ano passado. O evento foi realizado no domingo (17), na praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói.


No Time Mulher-Homem, Michelle de Bouillons e Ian Cosenza levaram o primeiro lugar. A premiação foi por time (ou dupla) já que a competição é disputada na modalidade tow in, quando o surfista é rebocado até a onda por motos aquáticas.


Lucas, nascido em Saquarema (RJ), e os cariocas Pedro, Michelle e Ian foram para o Rio Grande do Sul, em maio do ano passado, para ajudar no resgate das vítimas das enchentes.


Eles viajaram de carro, em comboio, munidos de pranchas, jet skis e coletes salva-vidas. Michelle foi a única mulher no grupo de cinco surfistas do qual também fez parte o sergipano Will Santana. A eles foi atribuído o resgate de 200 crianças.


Todos são habitués das ondas gigantescas da cidade portuguesa de Nazaré – onde Will já foi socorrido, após acidente, por Michelle e Ian.

 

Em Itacoatiara

 

De acordo com os organizadores, os participantes do torneio encararam ondas de três metros de altura. Pedro Scooby terminou (e venceu) a prova apesar de ter se machucado na quarta de final.

 

- Ele estava sofrendo com dor. E a gente estava sabendo que ele tinha que performar o máximo possível ao meu lado e o Scooby garantia uma nota pra ele. Graças a Deus, ele deu sangue ali. Deu a raça e deu certo – contou Lucas Chumbo, que já participou dos realities  Big Brother Brasil (20ª edição) e No Limite.

 

Ao receber a premiação, Scooby admitiu que cogitou da possibilidade de desistir da competição por conta da sua lesão. Sua preocupação, admitiu, era evitar complicações, uma vez que está prestes a começar a temporada em Nazaré.

 

- Equipe é isso! No começo, nas duas primeiras baterias, eu fiz notas muito boas. Depois eu falei: 'cara, agora está contigo'. E ele garantiu – disse Scooby se referindo a Chumbo.

 

Duplas mistas

 


Ian e Michelle
Ian e Michelle

Filha de surfistas, Michelle de Bouillons é especializada em ondas gigantes. Criada na praia da Macumba, no Rio de Janeiro, ela é considerada uma das pioneiras entre as big riders e tem se tornado uma referência para outras mulheres.

 

Ao final da competição, ela destacou a parceria com Ian Cosenza que, segundo a atleta, “escolheu as melhores ondas do campeonato”.

 

Em 2023, os dois surfaram uma onda rara no Rio de Janeiro, formada na Laje da Besta. Localizado na Baía de Guanabara, de onde se vê o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e Ponte Rio-Niterói, o local forma ondas de até quatro metros. Porém, para isso acontecer, é preciso uma série de fatores conjugados que inclui maré e ventos.

 

No mesmo ano, Michelle foi premiada em Nazaré por ter surfado a maior onda do dia: 14,85 metros. Nesse campeonato, Lucas Chumbo levou o prêmio de melhor onda performance.

 

 Sobre o Itacoatiara Big Wave ela disse:

 

- Foi incrível demais. Itacoatiara é um lugar muito especial pra mim, então toda vitória que eu tenho aqui significa muito. Estou super feliz. 

 

Os campeões do IBW 2025 dividiram o prêmio total de R$ 96 mil.

 

Colocações

 

Duplas masculina

1º – Lucas Chianca Chumbo / Pedro Scooby – 8.50 + 5.35 = 13.85

2º – Eric Rebiere / Clement Reseyro – 7.00 + 5.00 = 12.00

3º – Dylan Longbottom / Lucas Silveira – 6.50 + 5.50 = 12.00

4º – Alemão de Maresias / Lucas Fink – 4.10 + 1.38 = 5.48

 

Duplas mistas

1º – Michelle des Bouillon / Ian Cosenza – 5.40 + 4.55 = 9.95

2º – Summa Longbottom / Dylan Longbottom – 4.65 + 4.10 = 8.75

3º – Laura Coviella / Willyam Santana – 3.70 + 2.95 = 6.65

4º – Dominique Charrier / Eric Rebiere – 3.05 + 2.75 = 5.80

 

Comentários


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page