• Sônia Apolinário

A cerveja marca presença no Rio Coffee Nation

Em um evento em que o café é a estrela principal, a cerveja também vai marcar presença. No Rio Coffee Nation, que acontece no próximo final de semana (23 e 24), na Casa França-Brasil, vai ter lançamento da cervejaria Matisse e degustação guiada pelo Professor Cesar Peixoto.


A bordo de um grande estande, a Matisse vai “servir” uma Sweet Milk Stout batizada como D’Aviano. De acordo com Mario Jorge, sócio da marca, o rótulo foi inspirado no tradicional cappuccino. A receita foi criada pela sua filha Nadia, também a cervejeira da marca cigana de Niterói (RJ).


“Vínhamos trabalhando nessa receita há alguns anos e, agora, estamos muito satisfeitos com o resultado”, diz.


Mario Jorge conta que a cerveja recebeu o nome de D’Aviano em homenagem ao monge capuchinho italiano Fra’ Marco D’Aviano que, por volta do século XVI, era um dos muitos que resistia à invasão Islâmica na Europa. Reza a lenda que os invasores, após serem derrotados pelo exército italiano, em sua rápida fuga, deixaram para trás diversas sacas de café. O grão não era dos mais apreciados pelos italianos por conta do seu amargor considerado excessivo. Assim, decidiram criar uma bebida adicionando leite e mel, que seria a receita original de um Cappuccino.


Como é costume da Marisse fazer alguma referência à arte, o rótulo D’Aviano presta uma homenagem à latte art, a arte dos baristas, que se esmeram em produzir verdadeiras mini obras de arte em uma xícara. Faz parte da programação do evento uma competição de latte art, a ser realizada no domingo.


A Matisse já tem um rótulo com café no seu portfólio. Lydia, uma IPA com café verde, também marcará presença no estande da Matisse. Lá, além de cervejas, será possível degustar drinques, alguns à base de cerveja, criados por outros filhos de Mario Jorge - os mixologistas Túlio e Hudson, sendo que Hudson também é barista.


Alguns rótulos da marca foram escolhidos pelo Professor Cesar Peixoto para uma experiência de harmonização entre cerveja e café. No domingo, no encerramento do evento, ele comanda uma degustação com as duas bebidas para mostrar que nem só de refeição ou doce vivem as harmonizações com cerveja.


“Eu gosto de café e as diferentes nuances dos cafés especiais me inspiraram a fazer harmonizações com cervejas artesanais”, comenta ele que é pesquisador e também consultor de negócios cervejeiros.


Sua primeira experiência foi harmonizando um café que tinha notas de rapadura seguido por uma Appia da Colorado. Ele explica que optou por esse rótulo, que tem o mel como um dos ingredientes, e não a Indica (que leva rapadura) porque ele quis “fugir” do seu amargor em busca de uma experiência mais equilibrada.


Quem acha que uma degustação guiada de harmonização entre cerveja (fria) e café (quente) pode resultar em choque térmico, ele informa que, nesses casos, além da quantidade de café ser pequena, a bebida não é servida “fervendo como nos botequins”.


Apresentador do canal do Youtube “Sobre Cerveja”, Cesar acredita que essa “brincadeira” de harmonizar café com cerveja é algo que todos podem fazer em casa. Ele observa que cada pacote de café especial especifica todas as nuances do lote do seu conteúdo, no rótulo, o que ajuda na escolha da cerveja.


Sobre a “parceria” entre as duas bebidas, Cesar comenta que o uso de café como ingrediente para receitas de cerveja é uma prática já corriqueira. O que ele percebe que vem se tornando “tendência” é o uso cada vez mais recorrente do adjunto para produzir cervejas claras, ao invés de escuras.


“Essa utilização do café entrega um equilíbrio entre o aroma de lúpulo e o do café e resulta em bebidas saborosas. Geralmente, o café entra na fase de maturação e não na fervura”, explica.


A degustação ministrada por Cesar está prevista para começar às 17h. Serão disponibilizadas 30 vagas e as inscrições são feitas na hora.


O Cold Brew, método de extração de café a frio, outro “queridinho” pelos cervejeiros, também é tema de palestra no Rio Coffe Nation, evento dedicado ao segmento de cafés especiais e orgânicos.


Confira a programação completa e link para compra de ingressos, aqui


Destaques
Últimas