top of page
  • Sônia Apolinário

Rio Montreux Jazz Festival se despede com gafieira no Parque Madureira

Na despedida do Rio Montreux Jazz Festival, o Parque de Madureira vai se transformar em uma grande gafieira ao ar livre. Quem dará o tom do baile é a saxofonista Dani Spielmann, à frente da sua Orquestra Gafieirando, que prestará uma homenagem a Paulo Moura. É hoje (domingo, 9), às 19h, com entrada franca.

Criado em 2003, a Gafieirando tem como marca uma forte brasilidade. O grupo se inspira na premissa jazzística de criação coletiva, ao vivo. Daniela é uma das poucas saxofonistas brasileiras em atividade. Em 2008, concluiu a dissertação de mestrado: “A contribuição interpretativa de Paulo Moura para o samba-choro e a gafieira no Rio de Janeiro a partir da década de 70.” sobre a performance do maestro e saxofonista Paulo Moura (1932-2010), na UNI-Rio, quando obteve o título de Mestre em Música.

Madureira é um dos bairros onde acontece programação gratuita do festival. Os outros são Catete, Ipanema, Tijuca e Barra. Os locais são, respectivamente, Largo do Machado, Praça Nossa Senhora da Paz, Praça Varnhagem e Parque das Rosas.

Será em Ipanema (18h) onde o pianista João Carlos Assis Brasil se apresentará. Irmão gêmeo do saxofonista Vitor Assis Brasil, tem sólida carreira internacional. No Brasil, acompanhou artistas como Maria Bethânia e Zizi Possi, entre outros, destacando-se por sua atuação no show "Pescador de pérolas", de Ney Matogrosso. Lançou dois discos sobre Villa-Lobos e atuou em inúmeros concertos com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal e Orquestra Sinfônica Brasileira.

No Pier Mauá, QG do festival e onde acontecem os shows pagos, um dos destaques do

último dia é a conexão Brasil Cuba que vai reunir Ivan Lins, Chucho Valdés e Irakere (palco Villa-Lobos, 21h30). Às 19h, no palco Ary Barroso, rola “diálogo” de guitarras com Davi Moraes, Jr. Tostoi e Pedro Baby. No palco Tom Jobim (20h) estará John Scofield e seu grupo Combo 66. O artista é um dos principais inovadores da guitarra jazz moderna.

O Rio Montreux Jazz Festival é a versão brasileira do Montreux Jazz Festival, que acontece desde 1967, na Suíça.

Programação completa

Algumas atrações são exibidas ao vivo pela Internet

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page