top of page
  • Sônia Apolinário

Bloco Dominó comemora 30 anos de Carnaval em Niterói

Em 2020, o bloco Dominó comemora 30 anos de carnaval, em Niterói. A agremiação tem arrastado cerca de 30 mil pessoas pelas ruas do bairro de Santa Rosa - ou Jardim Icaraí, como alguns preferem chamar. O desfile será na sexta-feira (21), com saída às 21h, e a diretoria informa: vai ter bloco na rua, mesmo debaixo de chuva.

Todos os anos, quando falta uma semana para o desfile do Dominó, o presidente do bloco, Arthur Fernando Barbosa emagrece. Quando a bateria começa a tocar, na concentração, duas horas antes do desfile, ele terá perdido pelo menos oito quilos. Segundo ele mesmo conta, dificilmente alguém vai vê-lo sorrir. Na verdade, vai parecer estar zangado.

Meses antes da data, ele inicia uma reza diária, para pedir duas coisas: que não chova no dia do desfile e que, ao longo das três horas em que o bloco percorre o bairro da zona sul de Niterói, não aconteça uma única briga ou tumulto.

Ano passado, ele foi parcialmente atendido. O Dominó desfilou debaixo de uma chuva torrencial. E a previsão para este ano é de chuva, outra vez.

“Ano passado, foi um mico. A chuva afrouxou os instrumentos e a bateria teve muita dificuldade para manter o ritmo. Este ano, estamos preparados. Todos os instrumentos estão forrados. Pode chover, que nós vamos para a rua”, afirma Arthur.

Um dos fundadores do bloco, bancário aposentado, 75 anos, ele não gosta de ser chamado de presidente, posto que ocupa, de fato e de direito. O motivo da cara zangada no dia do desfile?

“Chamam meu nome a todo segundo, eu quase fico doido”, comenta ele, na foto, à esquerda.

Ele e amigos como Wanderley Mangueirense e Alfredo Cocaro são os fundadores do bloco. Sim, todos jogavam dominó. Sim, mais pessoas ajudaram nessa criação. Todos são apaixonados por carnaval. Integrante da diretoria, Carlos Santa Rosa, antes de participar do Dominó, fundou , também em Santa Rosa, o bloco Branco no Samba. Isso foi em 1969. A agremiação cresceu, apareceu e virou escola de samba que, entre 1981 e 1985, fez parte do Grupo 1 de Niterói.

“Era muita politicagem. Resolvemos acabar com a escola de samba”, conta Carlos, de 69 anos, eletricitário aposentado, na foto, à direita, usando a primeira camisa do bloco.

Segundo ele, o Dominó, bloco, começou como uma “brincadeira como outra qualquer”. Seis anos depois de criado, a bateria tinha 36 componentes. Hoje, são 130. Durante sete anos seguidos, Carlos foi o compositor do samba do bloco. Há quatro anos, porém, a diretoria aboliu o samba e deu liberdade para a bateria tocar de tudo um pouco. Carlos não esconde que não gostou muito disso, não.

Tanto que compôs o samba em homenagem aos 30 anos e ele será cantado durante o desfile, sim. Na verdade, Carlos adaptou para a nova data, o que compôs quando o bloco completou 25 anos.

Cantarolando o samba novo, ele se emociona. Também quando toca o CD que reúne 18 sambas do bloco, tudo devidamente gravado em estúdio.

O amigos foliões afirmam que o Dominó não tem patrocínio. Para ir para a rua, o custo é de cerca de R$ 30 mil. O gasto é para remunerar os integrantes da bateria e, depois, recuperar os instrumentos. E para a decoração da rua. Até há alguns anos, Arthur subia nas árvores para colocar os enfeites e também para retirá-los. Agora, por conta da idade, ele delegou, a contragosto, a tarefa para ajudantes. Também não toca mais surdo, no meio da bateria. Cabe a Carlos também a tarefa de carnavalesco do bloco.

É em uma pequena loja dele, na Rua Geraldo Martins, perto da esquina com Cinco de Julho, que fica a sede do bloco, “naturalmente” ampliada pelas instalações do bar que fica ao lado. O estabelecimento se chama Sousa e Lima, mas só os donos sabem disso. Para os moradores de Niterói, é o bar do Dominó.

Fazer ensaios para arrecadar dinheiro, eles até já fizeram. Porém, segundo Arthur, “é tanta aporrinhação” que o grupo desistiu. Promover rodas de samba no “bar do bloco”, nem pensar. Motivo: evitar problema com a vizinhança que apoia e participa do desfile.

“Colocamos o bloco na rua uma vez por ano e é isso. Acabou, acabou. E dá um trabalho enorme”, comenta Arthur que manda fazer as camisas do Dominó em Feira de Santana (BA) porque foi onde conseguiu o melhor preço. Este ano, cada uma custa para o folião R$ 10 e essa venda ajuda a reduzir as despesas do carnaval.

O bloco começa e termina o desfile, em frente à sede. O trabalho de Arthur, porém, só termina cerca de uma semana depois quando os instrumentos estão guardados outra vez, as despesas pagas e a decoração retirada. E então que ele volta a sorrir:

“Minha paixão é carnaval de rua. Quando vejo as pessoas ainda na concentração, a primeira coisa que penso é que, pelo menos uma vez por ano, ajudamos a criar oportunidades de trabalho. Muitos reclamam dos camelôs, mas os pequenos até enfeitam o bloco com suas barracas”, comenta.

E os herdeiros? Já estão sendo treinados para conduzir o bloco no futuro?

“Parece incrível, mas nenhum dos nossos filhos gosta de carnaval. Não tem ninguém, por enquanto, interessado em tocar o bloco”, afirma Arthur.

Desfile 2019

Programação de Carnaval de Niterói

21 de fevereiro – Dominó – Icaraí – Rua Dr. Geraldo Martins (entre 05 de Julho e Mariz e Barros), 18h, grátis

21 de fevereiro – Folia dos Bois – Barreto – Rua Presidente Craveiro Lopes, 17h, grátis

22 de fevereiro – Bloco do Cantusca – Centro – Canto do Rio, 9h, grátis

22 de fevereiro – Bloco do Praia Clube – São Francisco, 17h

22 de fevereiro – Bloco Cordão do Bola Branca – Centro , 9h, grátis

22 de fevereiro – Bloco do Bigode – São Francisco – Clube Hostel – AV. Presidente Franklin Roosevelt, 770, 15h, grátis

22 a 25 de fevereiro – Carnaval da Nóbrega – Icaraí, 14h, grátis

22 a 25 de fevereiro - Bloco Vermelho e Branco – Jurujuba, 14h, grátis

25 de fevereiro - Bloco Saias na Folia – Centro – Avenida Visconde do Rio Branco, 15h, grátis

LARGO DO MARRÃO Sábado – 22/02 18h – Carnaval com Bia Bedran 20h – Cordão da Bola Preta

PALCO CAMPO DE SÃO BENTO Sábado – 22/02 10h – Bailinho de carnaval do Tatu Canta Cá 11h – Show de Carnaval Trupifolia com a TRUPICADA Banda de Música Infantil 12h30 – Mônica Mac e Samba no Prato – Participação de Eliane Carnevale

Domingo – 23/02 11h – Carnaval com Bia Bedran 13h – Cordão da Bola Preta

Segunda feira – 24/02 11h – Sinfônica Ambulante 12h30 – Mulheres de Chico 14h – Cordão da Bola Branca

Terça Feira – 25/02 11h – Céu na Terra 12h30 – Choro na Rua e Convidados – Participação de Alana Moraes e Pedro Miranda

LONA CULTURAL ARTHUR MAIA – HORTO DO BARRETO (PARQUE PALMIR SILVA) Domingo – 23/02

11h – Mônica Mac e Samba no Prato – Participação de Eliane Carnevale 12h30 – Mulheres de Chico 14h – Cordão da Bola Branca

Segunda – 24/02 11h – Show de Carnaval Trupifolia com a TRUPICADA Banda de Música Infantil 12h30 – Ana Costa

Terça – 25/02 11h – Carnaval com Bia Bedran 12h30 – Cordão da Bola Preta

HORTO DO FONSECA Domingo – 23/02 16h – Tatú Canta Cá 17h – Céu na Terra 18h30 – Ana Costa

Segunda – 24/02 17h – Carnaval com Bia Bedran 18h30 – Cordão da Bola Preta

Terça – 25/02 17h – Show de Carnaval Trupifolia com a TRUPICADA Banda de Música Infantil 18h30 – Mônica Mac e Samba

Para comentar, aqui

Destaques
Últimas
bottom of page