top of page

Rodízio de vinhos? Sim, temos em Niterói!

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

ree


Eventos que envolvem degustação de vinhos, geralmente, são envoltos em uma certa “pompa e circunstância”. Nesta quinta-feira (21), em Niterói, uma degustação vai jogar essa ideia por água abaixo.

 

Para começar, será realizada em um bar e não em um restaurante. Nas taças, vai rolar um duelo entre Romênia e Argentina. E a regra do jogo é clara: a degustação será em formato de rodízio.

 

Significa beber o quanto quiser por três horas, das 19h30 às 22h30. O bar em questão é o Berton, no Jardim Icaraí, que escalou uma atração musical um pouco diferente da habitual para harmonizar com a noite de vinhos.

 

A apresentação fica por conta de Felipe Pinaud e Moises Alves que vão embalar o público ao som de jazz e bossa nova.

 

-  Promovo rodízio de vinhos com um propósito muito especial: tornar o vinho acessível a todos e criar momentos que ficam para sempre na memória – afirmou a enófila Anelise Miranda que estará no comando do serviço.

 

Não é por ser em um bar e em esquema de rodízios que vão faltar informações sobre os vinhos escolhidos para a noite. Muito pelo contrário.

 

- Meu maior prazer é abrir garrafas que contam histórias e poder compartilhar conhecimentos de forma leve – disse Ane.

 


ree

Os vinhos do rodízio são dois tintos: o romeno La Umbra Feteasca Neagra e o argentino Dandelion Malbec – orgânico.

 

Romênia

 

O La Umbra Feteasca Neagra (13%, safra 2020) foi produzido na região Dealurile Muntenie que fica no paralelo de 45°, compartilhando a mesma latitude com as tradicionais terras produtoras de vinho de Bordeaux (França) e Piemonte (Itália).


O nome do rótulo já informa que é feito com a uva típica da Romênia, a Feteasca Neagra. Apresenta aroma de frutos silvestres vermelhos e notas de ameixas maduras, segundo informa o produtor. O vinho é da vinícola Domeniile Alexandrion Rhein 1892, que tem uma história de 132 anos.

 

 

Argentina

 

O Dandelion Malbec – orgânico (13%, 2022) foi produzido em Mendoza. É feito 100% com uva Malbec.  Segundo o produtor, apresenta aroma de frutas vermelhas como ameixas e violetas, tem corpo médio, “com taninos sedosos, final longo e persistente”.

 

Sobre a vinícola, desde 1904, a Bodega Montlaiz produz vinhos com uvas orgânicas que cultivam aos pés da Cordilheira dos Andes, na província de Mendoza.  Adega familiar com um forte compromisso social. Por meio de sistemas de certificação Fair Trade, ajudam os agricultores e funcionários associados a obterem condições de trabalho justas. Outro de seus pilares fundamentais é o cuidado com o meio ambiente. Medem e mitigam a pegada de CO2, substituindo a matriz de consumo de energia por sistemas de geração fotovoltaica que permite processar 100% das matérias-primas usando energia solar.

 

Serviço

Rodízio de vinhos Romênia X Argentina

Data: 21 de agosto, às 19h30

Valor: R$ 99,00 (reservas: 21-988906951)

Local: Berton Botequim –  R. Geraldo Martins, 54, Jardim Icaraí.

Comments


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page