• Sônia Apolinário

Itacoatiara Big Wave atrai os maiores surfistas de ondas grandes para Niterói



Os maiores surfistas de ondas grandes do mundo como Lucas Chumbo (foto), Pedro Calado, Gabriel Sampaio, Pedro Goulart e Gilmar Catelani caíram no mar nesta terça-feira (20), bem na praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói (RJ). Os atletas participam do campeonato Itacoatiara Big Wave 2021, uma competição de surf de ondas grandes, que será realizado até 30 de setembro. Neste primeiro dia, os surfistas desceram em ondas tubulares de até 4 metros.


O campeonato está seguindo os protocolos sanitários de combate à pandemia do Covid-19. Assim, somente os surfistas, cinegrafistas e equipes de apoio podem ficar na praia. A permanência dos atletas no mar está condicionada ao horário autorizado pelo Município: entre 6h e 10h. Não há público presencial, mas a competição pode ser acompanhada pelo perfil do instagram @itacoatiarabigwave e também no portal Waves .


Lucas Chumbo, campeão mundial de ondas grandes, foi um dos participantes da janela de abertura da competição.


“Itacoatiara é um lugar muito especial para mim. Sem público é diferente, falta o calor humano, mas o importante é que estamos aqui podendo trabalhar, pegar uma onda gigante. Agora vamos ver no que vai dar”, comentou.


Na opinião de Gilmar Catelani, as ondas de Itacoatiara "são perfeitas para competições deste tipo":


“Esse formato é diferente, mas estamos muito felizes de estar aqui. Hoje moro nas Ilhas Canárias e sempre acompanho a evolução do surfe em Niterói, que só tem craque. Essas ondas grandes em Itacoatiara são excepcionais. É um prazer poder estar nessa praia”.


O niteroiense Gabriel Sampaio (foto abaixo) elogiou o formato adotado pelo torneio:


“Esse novo formato do Big Wave está bem bacana, vamos ter as duas melhores notas até o final, com tempo para a comissão julgadora. Niterói é berço do surfe e vamos cada vez mais levantar o esporte na nossa cidade”, afirmou.


Pela regra da competição, os atletas deverão fazer as filmagens das suas atuações e enviar para a organização do evento. O material será julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes. O resultado será anunciado até outubro. Ao todo, serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafistas.


O campeonato ocorre durante o inverno, estação em que, tradicionalmente, Itacoatiara recebe grandes ondulações. A praia niteroiense tem se consolidado nos últimos anos como praia de referência no surf de ondas grandes no Brasil e atrai atletas da elite da modalidade.


"Itacoatiara tem vocação natural para o surfe de ondas grandes, pelas ondulações potentes e tubulares que recebe. O Brasil é a maior potência mundial no esporte, na atualidade, e temos também atletas na elite do surfe de ondas grandes. O campeonato contribui para o desenvolvimento do esporte e consolida Itacoatiara como referência nacional no surfe de ondas grandes”, ressaltou Alexey Wanick, presidente da Associação de Surfe de Ondas Grandes e Tow In de Niterói.


O campeonato, que está sendo apresentado pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Niterói (Smel), e pela Enel Distribuição Rio, conta com apoio da Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E.Vianna Personal.



Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Niterói



Destaques
Últimas