Felipe Camargo interpreta homem que não lembra do seu passado violento no filme 'Filhos do Mangue’
- Sônia Apolinário
- há 3 horas
- 2 min de leitura

Um homem ferido e sem memória aparece em uma comunidade ribeirinha. Os moradores o reconhecem. Trata-se de Pedro Chão (Felipe Camargo) e dele se lembram (bem) como sendo uma pessoa violenta, desregrada, a quem acusam de roubo.
Esse é o ponto de partida de “Filhos do Mangue”, de Eliana Caffé, que chega aos cinemas do país nesta quinta-feira (17) – em Niterói, em cartaz no Reserva Cultural.
O filme teve sua estreia nacional no Festival de Cinema de Gramado, onde conquistou os prêmios de melhor direção e atriz coadjuvante (Genilda Maria). Também levou melhor direção no Festin (Portugal) e melhor atriz coadjuvante (Titina Medeiros) e direção de arte (Rodrigo Frota) no Tela Cariri (CE).
É no mangue que Pedro Chão procura por respostas sobre sua existência. Existência, esta, que, segundo a diretora, ninguém gostaria de lembrar. Em seu processo de reconstrução, o personagem encontra pessoas que foram da sua convivência e se tornaram seus acusadores. Dentre elas estão a ex-esposa (Titina Medeiros) e a filha (Maria Alice da Silva).
Os moradores exigem que ele devolva o dinheiro que dizem ter roubado. Em um julgamento popular, vem à tona uma trama que envolve violência doméstica, de gênero, tráfico de pessoas e desvio de verba pública. Condenado ao isolamento, ele busca um novo sentido para sua vida. No mangue.
A diretora contou que Pedro Chão rendeu uma “experiência intensa” para Felipe Camargo. Para compor o personagem, o ator se jogou em um convívio com os habitantes da paradisíaca Barra do Cunhaú, no Rio Grande do Norte, que serviu de locação para o filme.
- No filme, o mangue retrata a nascente da pesca familiar, devorada pela exploração de terceiros. Ao mesmo tempo, serve de expressão da mãe natureza, que traz o elemento que nos transcende a todo instante. E se escutamos a natureza, como os personagens fazem em alguns momentos, alargamos a relatividade de tudo o que nos forma como identidades – afirmou Eliana Caffé, também autora do roteiro em parceria com Luis Alberto de Abreu.
Quinto longa da diretora, “Filhos do Mangue” parte de um projeto original baseado em argumento adaptado do livro "Capitão", de Sérgio Prado.
O elenco traz também Roney Villela, Jeniffer Setti, Thiago Justino, Genilda Maria, Pequena Cintilante e Luana Cavalcante, além de pescadores, criadores de ostras e população local da comunidade de Barra do Cunhaú.

Veja o trailer aqui