top of page
  • Sônia Apolinário

Oxum e Exu são os orixás regentes de 2023


Oxum e Exu são os orixás regentes de 2023. Amarelo e azul-escuro; preto e vermelho são suas cores.


Energético, alegre, carismático, brincalhão e muito atraente. É dono de um invejável magnetismo e de uma excelente lábia. Essas são as características atribuídas a Exu, orixá masculino.


É uma das entidades mais cultuadas nas religiões de matriz africana, responsável pela comunicação entre o humano e o divino. Ele é considerado o orixá mais parecido com os seres humanos. Tem a energia da organização, da disciplina e do caráter, mas também representa a vaidade e as disputas.


Oxum é um orixá feminino, considerada a dona das águas doces, como as cachoeiras e os rios. Ela representa a riqueza, a fertilidade, a maternidade e a beleza. Responsável por acalmar as emoções, Oxum tem a energia da tranquilidade e do discernimento na tomada de decisões, além da sensibilidade, da sabedoria e do empoderamento feminino.


Ou seja, Exu e Oxum são forças complementares.


Devido a outros tipos de cultura, Exu foi associado ao diabo, a uma figura ruim. Isso porque, Seu estilo irreverente e brincalhão causou estranheza e curiosidade nos colonizadores na época da colonização europeia.


Segunda-feira é considerado o dia de Exú. Neste dia o Orixá deve ser invocado para abrir caminhos e trazer crescimento e expansão na semana que se inicia. A data em comemoração ao seu nome é o dia 13 de junho.


Oxum é celebrada em 8 de dezembro. Com canjica amarela, polenta, farinha de milho com mel ela costuma receber oferendas aos sábados, que é o seu dia da semana.

Comments


Destaques
Últimas
bottom of page