top of page

Artigo: Mestre Sacaca — Sabedoria da Floresta, Orgulho do Nosso Povoado

  • João Capiberibe
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura


Todos os dias, às sete da manhã, eu saía a pé do Igarapé das Mulheres — hoje Perpétuo Socorro — até o Laguinho da minha infância, onde estudava no antigo pré-seminário São José, ao lado da Igreja de São Benedito. Foi nesse caminho que conheci Mestre Sacaca.


Ainda menino, eu o via em frente à sua casa, cercado de gente, falando com serenidade sobre a vida e receitando suas garrafadas feitas com plantas medicinais. Eu parava em silêncio para ouvi-lo. Ali reconheci, pela primeira vez, a sabedoria que nasce da convivência com a floresta.


Mais tarde, conheci de perto sua generosidade e seu talento. Exímio artesão, restaurou um tambor que eu e Janete trouxéramos de Moçambique, devolvendo-lhe vida e memória. Em 1985, como secretário de Agricultura, convidei-o para implantar hortas de plantas medicinais nas escolas. Criticaram sua nomeação por não ter diploma. Respondi pedindo que me apresentassem alguém com igual ou mais conhecimento do que ele. Ninguém apareceu.


Em 1991, já prefeito de Macapá, vivi um dos episódios mais dolorosos dessa história: Mestre Sacaca foi preso por manter uma planta medicinal em seu jardim. Apesar de explicarmos sua importância para a comunidade, permaneceu detido até que o povo foi às ruas exigir sua liberdade — e ele foi finalmente solto.


Em vida, enfrentou preconceito. Mas o tempo fez justiça. Eternizamos seu legado atribuindo seu nome ao Museu Sacaca do Desenvolvimento Sustentável, obra ícone do PDSA. Recebeu o título póstumo de Doutor Honoris Causa da UNIFAP e diversas homenagens no Brasil e no exterior. Hoje, sua história ecoa até na Marquês de Sapucaí, celebrada pela Mangueira.


Mestre Sacaca nos ensinou que a verdadeira sabedoria não se mede por diplomas, mas pelo cuidado com a vida, pelo conhecimento da natureza e pelo compromisso com o povo.


Por tudo o que foi e representa, guardamos por ele respeito profundo e o orgulho de termos tido entre nós o nosso eterno Doutor da Floresta.


Homenagem no samba


Mestre Sacaca foi tema do enredo do desfile deste ano da Estação Primeira de Mangueira, no Grupo Especial das escolas de samba do Rio. A agremiação ficou em sexto lugar e, no sábado (21), abre o desfile das campeãs, no Sambódromo.





João Capiberibe é ex- prefeito de Macapá (1989 e 1992), ex-governador do Amapá (1995 e 2002) e ex-senador pelo PSB (2011 a 2019). Atualmente, está à frente da açaícola Flor da Samaúma, que produz vinho de açaí.

Comentários


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page