top of page

Ainda é Carnaval em Niterói

  • Foto do escritor: Sônia Apolinário
    Sônia Apolinário
  • há 21 minutos
  • 3 min de leitura



O desfile da Sinfônica Ambulante, no sábado (21) é a principal atração deste final de semana, em Niterói. O Carnaval ainda marca presença com 19 atrações, dentre elas, o tradicional Carnamar e o bloco comandado pela cantora Monica Mac.


Para a turma que gosta de dançar, mas não de Carnaval, tem evento sob medida no Solar do Jambeiro. Também será possível curtir o começo de um festival de longas-metragens de animação.


A previsão do tempo, segundo a Climatempo, indica chuva. Na sexta e sábado, fraca durante o dia e à noite; forte no domingo à tarde e à noite.


O calor continua em cena com temperatura máxima chegando a 31 graus.



#ComuniC selecionou algumas atrações que rolam em Niterói de sexta-feira (20) a domingo (22)


Dos dias 20 a 22 de fevereiro


Festival Studio Ghibli de longas-metragens de animação. Sempre às 18h, no Reserva Cultural - Av. Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos.


Programação

Sexta-feira - "Meu amigo Tororó"

Sábado - "O castelo animado"

Domingo - "A viagem de Chihino"

O festival segue até 4 de março com um filme diferente por dia


Dia 20 de fevereiro, sexta-feira


18h - Os Trabalhistas - Praça Bety Orsini, Centro (carnaval)


20h - Gabriel NovoTNY - Five Stars - Av Rui Barbosa, 403, São Francisco  (acústico)


Dia 21 de fevereiro, sábado


8h - Saias na Folia - praça César Tinoco, Ingá.

Primeiro bloco de carnaval de Niterói formado somente por mulheres. Foi fundado em 8 de março de 2009


16h - Desfile da Sinfônica Ambulante na praia de Icaraí. Concentração: 14h na praça Getúlio Vargas com saída às 16h


17h - Blackberry - Vila cervejeira, rua professor Heitor Carrilho, 250, Centro (rock clássico e hard rock)


21h - grupo Família do Samba - bar Coisas da Antiga - Av. Central Ewerton Xavier, 3345, Itaipu. Entrada: R$ 15. A casa abre às 19h. (roda de samba)


Dia 22 de fevereiro, domingo


10h - Bloco Percussomos do Amor - Praça Duque de Caxias, no Gragoatá (ao lado do Forte). Cortejo


O bloco leva o protagonismo de pessoas com deficiência para o Carnaval de Niterói. Criado no ano passado, é formado por 70 ritmistas. A maioria aprendeu a tocar na oficina de percussão do projeto Práticas Acessíveis, realizado pelo Instituto Teatro Novo, de Niterói, que atende a pessoas com deficiência.


Uma das integrantes é Maria Fernanda (foto), de 21 anos. Ela é faz parte do Conselho Municipal de Direitos Humanos da Cidade. Tem síndrome de Down e toca surdo.


O tema deste ano é “Trabalhar é direito” que defende as políticas de inclusão para as pessoas com deficiência no mercado profissional.


O desfile contará com uma estrutura de acessibilidade plena, incluindo intérpretes de Libras e comunicação alternativa, incluindo pirulitos com símbolos para que os integrantes do bloco possam sinalizar suas necessidades durante a apresentação. Haverá ainda abafadores sonoros para quem precisar e uma tenda de acolhimento para pessoas com transtorno do espectro autista.


O samba será puxado por Paulo Zerbinni, que é cadeirante.


12h - Carnamar - Jurujuba Iate Clube, em Jurujuba


14h - Mac Samba Cultural - Av. Milton Tavares de Souza, Gragoatá.

Bloco parado comandado pela cantora Monica Mac do alto de um trio elétrico.


A cantora niteroiense é presença certa nas mais diversas rodas de samba da cidade. Afinal, são 25 anos de “estrada”, sendo 12 anos, direto, no bar Mãe d’Água, na Cantareira. O bloco foi criado há dois anos.


E quem pensa que o MAC no nome da cantora é uma forma de homenagear Niterói, se engana. É apenas a abreviação do seu sobrenome Maccormick, que herdou do bisavô, de origem irlandesa, e que os amigos achavam muito complicado de pronunciar.


14h - Música pra dançar Na Moral - Solar do Jambeiro - rua Presidente Domiciano 195, São Domingos.


Festa-feira idealizada pelo artista niteroiense João Pinaud e o DJ Chãnce da Silva, recém estabelecido em Niterói. Nos jardins do Solar do Jambeiro, a festa conta com line-up de DJs como a dupla “Discos Baratos” formado pelo paulistano Gui Scott (da label Gop Tun) e Pino Henrique Pedra (DJ e produtor carioca). Eles prometem "encerrar em grande estilo a saga carnavalesca de 2026". Além da parte musical, a feira contará com lojinha de discos de vinil, expositores da Feira de Economia Solidária, barraquinhas de comidas, bebidas, camisas e acessórios.


16h - Bloody Mary - Quiosque Delirium, praia de Piratininga (carnarock)



Atenção: programações podem ser canceladas em função de mudança do tempo. As informações são de responsabilidade dos produtores dos eventos.

Comentários


Destaques
Últimas

© Todos os direitos reservados Comunic Sônia Apolinário 

bottom of page