Eleição 2026: Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é reeleito

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi reeleito para governar o Brasil por mais quatro anos. Foi o que decidiu a maioria da população brasileira no segundo turno da eleição presidencial, realizado nesse domingo (25).
Lula derrotou o senador Flávio Bolsonaro (PL) ao obter 64.256.232 votos (51,75% dos votos válidos) e tornar-se a primeira pessoa eleita quatro vezes para o cargo de presidente da República. Flávio teve 59.826.041 votos (48,21%).
- Eu quero que vocês saibam que, cada coisa que faço, faço pensando em vocês. Todas as políticas públicas são feitas pensando em vocês. Vocês me deram a primazia de ser o primeiro presidente da República eleito quatro vezes pela via democrática. Esse é um fato histórico que eu devo ao povo brasileiro - afirmou Lula ao discursar na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo.
O discurso foi feito pouco depois de o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kássio Nunes Marques, proclamar o resultado das eleições.
- Devo essa vitória à juventude rebelde que se levantou em defesa da democracia. Eu devo essa vitória às mulheres que se rebelaram contra o feminicídio. Eu devo às pessoas que acreditam que o fim da escala 6 por 1 é um benefício para a sociedade brasileira. Eu devo essa vitória aos educadores que acreditam que a educação é a melhor solução para fazer o País dar um salto de qualidade. Eu devo essa vitória a cada um e a cada uma de vocês - prosseguiu Lula em seu discurso.
Antes de falar na Avenida Paulista, o presidente fez um pronunciamento a apoiadores e à imprensa em um hotel em São Paulo. Na ocasião, destacou que vai governar para todos os brasileiros e que manterá uma relação de respeito com o Congresso Nacional:
- Na medida em que a gente ganha as eleições, a gente não tem mais adversário. Eu tenho que governar para 215 milhões (de brasileiros) - disse ele, acrescentando: - Ninguém é obrigado a gostar do presidente eleito. Mas ele foi eleito para governar para todos e com base no respeito à Constituição, na relação com o Congresso. Eu não escolhi o Congresso, foi o povo que escolheu, e é com ele que eu vou trabalhar.
Ao lado do vice-presidente Geraldo Alckmin, da primeira-dama Janja Lula da Silva e de figuras centrais em sua campanha, como o deputado federal André Janones, Lula também criticou o comportamento das empresas que gerem as redes sociais, se comprometeu com o combate aos crimes digitais e garantiu que usará a internet para garantir maior participação da população na decisões do governo.
- Eu posso garantir para vocês que nós vamos mudar o jeito de governar esse País. Vamos fazer o povo participar mais das nossas decisões. E quero dizer pra vocês que a comunicação digital vai ganhar um espaço muito grande no meu governo. Daqui para frente, eu vou conversar muito com o povo brasileiro, muitas vezes por dia, diretamente - informou.
O presidente Lula relembrou ainda alguns dos temas que marcaram a campanha eleitoral. Prometeu expandir a educação em tempo integral e o programa Pé-de-Meia, ampliar os investimentos em ciência e tecnologia e dar continuidade ao fortalecimento do SUS por meio do programa Agora Tem Especialistas.
Por fim, se comprometeu a, junto com estados, enfrentar a violência e o crime organizado:
- Vou me dedicar 24 horas por dia para fazer desse País o País que todo mundo sonha. Um país em que as pessoas saibam que vamos dormir e acordar com tranquilidade. O governo federal nunca teve responsabilidade sobre a segurança pública porque a Constituição de 1988 transferiu toda a responsabilidade para os estados. Agora está provado que os estados não dão conta. Nós vamos entrar agora. Vamos entrar para devolver às mulheres, aos homens, aos trabalhadores, a tranquilidade e a paz que eles precisam. Para o povo trabalhador, a gente vai dar proteção, para o bandido, a gente vai dar prisão.
Ao terminar o segundo turno da eleição presidencial com 64.256.232 votos, o presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva conquistou a maior votação já obtida por um presidenciável na história do país.
Os mais de 64 milhões de votos de Lula superam o recorde que já pertencia a ele, ao vencer a eleição de 2022, também no segundo turno, com 60.345.999 de votos, impedindo a reeleição de Jair Bolsonaro.
Fonte: Agência Gov
































Comentários