Acervo cartográfico do Rio vira livro gratuito elaborado pelo Itamaraty
- Sônia Apolinário

- há 1 hora
- 2 min de leitura

Mapas, cartas, planos e imagens da cidade e do estado do Rio de Janeiro, produzidos entre os séculos XVI e XX, foram reunidos no livro “Cartografia do Rio de Janeiro: catálogo temático do acervo da Mapoteca do Itamaraty”.
A obra nasceu do processo de inventariação e catalogação realizado no âmbito da revitalização do Complexo do Itamaraty, no Rio de Janeiro.
Trata-se de uma edição digital trilíngue (português, espanhol e inglês), disponibilizada gratuitamente. O livro permite acompanhar a evolução urbana e paisagística fluminense durante cinco séculos, com rigor técnico e valor estético.
Com apresentação do embaixador Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, o trabalho foi coordenado por Lucas Augusto Alves Figueiredo, bbliotecário responsável pela Mapoteca Histórica do Itamaraty:
“Esta publicação é parte de um amplo projeto de catalogação e inventariação de todo o acervo da Mapoteca, que contabiliza aproximadamente 30 mil itens. Realizado no período de janeiro a agosto de 2024, com recursos obtidos por meio de emenda parlamentar para projetos culturais, o processo de catalogação e inventariação do acervo cartográfico contou com a participação de uma equipe interdisciplinar composta por profissionais de Cartografia Histórica, Paleografia, Museologia e Biblioteconomia, além de auxiliares de Geografia, Letras e Biblioteconomia. Esse trabalho minucioso viabilizou a descrição padronizada e o preenchimento de dezenas de informações de cada item do acervo, como autor, título, data, assunto geográfico, escala, projeção, entre outros. A partir do inventário geral do acervo, foi possível identificar 400 mapas que representam o território do Rio de Janeiro em diferentes épocas. Para esta publicação, foi realizada uma seleção, ainda mais criteriosa, composta por 92 documentos cartográficos que expressam a transformação do espaço do Rio de Janeiro, a variedade de sua cartografia e a magnitude do acervo da Mapoteca”, informou Figueiredo na introdução do livro.
Segundo explicou, o catálogo traz cartografias produzidas em contextos importantes tanto do estado, em suas diferentes denominações administrativas (Capitania Real, Capitania, Província e, finalmente, Estado), quanto da cidade do Rio de Janeiro, em suas diversas designações ao longo do tempo.
A documentação inicia em 1565, princípio da formação territorial em questão, e perpassa por documentos elaborados, por exemplo, na Capitania do Rio de Janeiro, durante o ciclo do ouro, no século XVIII; a Invasão dos Franceses em 1710 e 1711, na Vila e Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro; o estabelecimento da Capital do Vice-Reino do Brasil, em 1763; a chegada da Família Real na então Capital do Reino Unido de Portugal e Algarves, em 1808; entre outros momentos.
A Mapoteca Histórica do Itamaraty é constituída de uma das maiores coleções cartográficas e iconográficas da América Latina. Se destaca pela dimensão do acervo que custodia e pela diversidade de sua documentação, formada por itens raramente encontrados em outras instituições do gênero. O setor integra o conjunto de acervos do Museu Histórico Diplomático e tem origem no trabalho de Duarte da Ponte Ribeiro (médico, diplomata e cartógrafo luso-brasileiro), em meados do século XIX.
Faça download do livro aqui








































Comentários